Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Nelson Rodrigues é tema da abertura do Ciclo de Conferências “Caminhos do teatro brasileiro”

Nelson Rodrigues é tema da abertura do Ciclo de Conferências “Caminhos do teatro brasileiro”

 

A Academia Brasileira de Letras realizou a abertura do Ciclo de Conferências “Caminhos do teatro brasileiro”, com a presença do escritor e crítico teatral João Roberto Faria, falando sobre “A revolução Nelson Rodrigues”.

Sob a coordenação geral do Acadêmico e Presidente da ABL Marcos Vilaça e coordenação do Acadêmico Cícero Sandroni, ciclo terá mais três conferências: “As grandes companhias e a profissionalização”, no dia 17/5, com Tânia Brandão; “Dos folguedos ao palco”, no dia 24/5, com Salgado Maranhão; e, encerrando o ciclo, “Presença dos musicais”, no dia 31/5, com Flávio Marinho.

 “Caminhos do teatro brasileiro” tem patrocínio da Petrobras e a conferência de abertura, “A revolução Nelson Rodrigues”, aconteceu no dia 10 de maio, às 17h30min, no Teatro R. Magalhães Jr., com entrada franca e transmissão ao vivo pelo Portal da ABL.

Saiba mais

João Roberto Faria é Professor Titular de Literatura Brasileira na Universidade de São Paulo, onde concluiu o mestrado, o doutorado e a livre-docência. Entre 1991 e 1993, fez pós-doutorado no Centre de Recherches sur le Brésil Contemporain, em Paris. Foi Tinker Visiting Professor na Universidade do Wisconsin, em Madison, Estados Unidos. É pesquisador do CNPq e coordenador da coleção “Dramaturgos do Brasil”, para a qual preparou os volumes “Teatro de Álvarez de Azevedo”, “Teatro de Aluísio Azevedo e Emílio Rouède”, “Teatro de Machado de Assis, José de Alencar: Dramas e Antologia do Teatro Realista”.

Além da pesquisa e da coordenadoria, João Roberto Faria é autor dos seguintes livros: “José de Alencar e o teatro”; “O Teatro Realista no Brasil: 1855-1865”; “O Teatro na Estante e Idéias Teatrais: o Século XIX no Brasil”. Este último recebeu o Prêmio Especial no setor Teatro “Os melhores de 2001”, atribuído pela Associação Paulista de Críticos de Arte. Em 2008, publicou “Do Teatro: Textos Críticos e Escritos Diversos”, no qual reuniu a produção crítica de Machado de Assis sobre teatro. Em 2009, organizou o volume “O Espelho, crônicas de Machado de Assis”.

Veja também

Perfil da ABL no Twitter
Comente o evento no Orkut
Curta no Facebook

10/5/2011

 

06/05/2011 - Atualizada em 05/05/2011