Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Música de câmara na ABL apresenta concerto do Quarteto de cordas da UFF com repertório enaltecendo a latinidade

Música de câmara na ABL apresenta concerto do Quarteto de cordas da UFF com repertório enaltecendo a latinidade

 

A série “Música de Câmara na ABL” de 2019 apresentou o Quarteto de Cordas da UFF formado pelos instrumentistas Tomaz Soares, 1.º violino, Ubiratã Rodrigues, 2.° violino, David Chew, violoncelo, e Jessé Pereira, violista convidado. O concerto foi realizado no dia 3 de setembro, terça-feira, no Teatro R. Magalhães Jr. 

A apresentação faz parte do acordo de cooperação entre ABL e UFF para a realização de eventos musicais gratuitos e de alta qualidade nas instalações da Academia Brasileira de Letras.

O Quarteto da UFF

A Universidade Federal Fluminense é a única universidade pública brasileira a ter em seu quadro funcional um quarteto de cordas com mais de 30 anos de existência, cuja finalidade é difundir obras de repertório universal e brasileiro.
 
O Quarteto de Cordas da UFF foi criado em 1984 e, desde então, a partir de suas várias formações, busca divulgar a música de concerto e realizar um trabalho de pesquisa acerca dos repertórios para a composição de público, integrando projetos na própria UFF, realizando oficinas e master classes em outras universidades públicas, e se apresentando em espaços culturais, salas de concerto e teatros em Niterói e no Estado do Rio de Janeiro.
 
Sua formação atual conta com os músicos Tomaz Soares, 1.º violino, Ubiratã Rodrigues, 2.º violino, David Chew, violoncelo, e Jessé Pereira, violista convidado.
22/08/2019