Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Morre no Rio de Janeiro a poeta Marly de Oliveira

Morre no Rio de Janeiro a poeta Marly de Oliveira

 

Morreu no Rio de Janeiro, aos 69 anos, na Clínica São Vicente, às 21 horas de sexta-feira, dia 1º de junho, a poeta Marly de Oliveira, ex-esposa do poeta e Acadêmico João Cabral de Melo Neto,  autora de reconhecida qualidade literária, vencedora, em 1998, do Prêmio Jabuti, da Câmara Brasileira  do Livro. Marly de Oliveira deixa as filhas Mônica Moreira e Patrícia Moreira.

Para o poeta, ensaísta, diplomata e Acadêmico Alberto da Costa e Silva, dentro de alguns anos, a obra poética da Marly de Oliveira "será seguramente comparada à do próprio João Cabral".

Nascida em Cachoeiro do Itapemirim- ES,  ela fez seus primeiros estudos em Campos dos Goytacazes - RJ. Poeta e professora de língua e literatura italianas e de literatura hispano-americana. Publicou, entre outros, os livros: "Cerco da Primavera" (1957), "Explicação de Narciso" (1960), "A Suave Pantera"(1962)," A Vida Natural"  e " O Sangue na Veia" (1967), "Contato e Invocação de Orpheu" (1975), "O Mar de Permeio" (1998) e "Uma vez, sempre" (2000).   O livro  com que ganhou o Prêmio Jabuti foi"O Mar de Permeio"

O sepultamento será às 17h deste sábado, no Mausoléu da Academia Brasileira de Letras.

02/06/2007 - Atualizada em 01/06/2007