Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Morre no Rio, aos 73 anos de idade, o romancista e Acadêmico João Ubaldo Ribeiro

Morre no Rio, aos 73 anos de idade, o romancista e Acadêmico João Ubaldo Ribeiro

 

Morreu no dia 18 de julho, em sua casa no Leblon, Rio de Janeiro, o romancista e Acadêmico João Ubaldo Ribeiro. O escritor sentiu-se mal durante a madrugada e faleceu às 5h, de embolia pulmonar. O velório ocorreu no Salão dos Poetas Românticos da ABL.

Logo ao tomar conhecimento do falecimento, o Presidente da ABL, Acadêmico Gerado Holanda Cavalcanti, determinou o cumprimento de luto por três dias, que a bandeira da Academia seja hasteada a meio mastro e declarou:

“É uma grande perda para a Academia, para o romance e o jornalismo nacionais. João Ubaldo Ribeiro deixa uma obra de excelência. Estamos todos muito chocados com a notícia”.

João Ubaldo deixa viúva Berenice Ribeiro, os filhos Bento e Francisca; e Manuela e Emília, do primeiro casamento.

Saiba mais

Sétimo ocupante da Cadeira n 34, eleito em 7 de outubro de 1993, na sucessão de Carlos Castello Branco e recebido em 8 de junho de 1994 pelo Acadêmico Eduardo Portella.

João Ubaldo (Osório Pimentel) Ribeiro nasceu em Itaparica (BA), em 23 de janeiro de 1941. Dos primeiros meses de idade até cerca de onze anos, viveu com sua família em Sergipe, onde o pai era professor e político. Passou um ano em Lisboa e um ano no Rio de Janeiro para, em seguida, fixar-se em Itaparica, onde viveu aproximadamente sete anos.

O Acadêmico João Ubaldo Ribeiro, entre inúmeros textos (contos, conferências, artigos, crônicas), é autor dos livros Setembro não Tem Sentido, Sargento Getúlio, Vila Real, Viva o Povo Brasileiro, O Sorriso do Lagarto, O Feitiço da Ilha do Pavão, A Casa dos Budas Ditosos, Miséria e Grandeza do amor de Benedita, Diário do Farol e O Albatroz Azul.

A biografia e bibliografia completas do Acadêmico podem ser acessadas aqui.

18/7/2014

18/07/2014 - Atualizada em 17/07/2014