Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Morre José Murilo de Carvalho

Morre José Murilo de Carvalho

 

 

Morreu nesta madrugada, aos 83 anos, o Acadêmico Jose Murilo de Carvalho. Ele estava internado no Hospital Samaritano com COVID. O velório será amanhã, segunda-feira, a partir das 9 horas na Academia Brasileira de Letras e o enterro, às 13hs no Mausoléu da ABL no Cemitério São João Batista. Ele deixa um filho, Jonas Lousada de Carvalho

Considerado um dos maiores historiadores e intelectuais brasileiros, Jose Murilo era mineiro, bacharel em sociologia e política pela UFMG, mestre em ciência política pela Universidade de Stanford, na California, onde defendeu tese sobre o Império Brasileiro. 
 

Foi professor e pesquisador visitante nas universidades de Oxford, Leiden, Stanford, Irvine, Londres, Notre Dame, no Instituto de Estudos Avançados de Princeton, e na Fundação Ortega y Gasset em Madrid. Foi professor emérito da UFRJ e pesquisador emérito do CNPq. Eleito para a ABL em 2004, ocupava a cadeira nº 5. Escreveu 19 livros, entre eles “A Formação das Almas”,  “A cidadania no Brasil”, e  “Os bestializados”. Fazia parte também da Academia Brasileira de Ciências.

Para o presidente da ABL, Merval Pereira, José Murilo de Carvalho era dos nossos maiores historiadores, que explicou nosso passado desde o Império e, a partir desse conhecimento, analisava a política brasileira recente com requintes históricos que ajudavam a antever o futuro, do qual se desiludiu nos últimos anos. É uma perda não apenas para a ABL, onde tinha sob seus cuidados nossos arquivos, mas para a cultura brasileira.

13/08/2023