Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Morre aos 95 anos o Acadêmico José Mindlin

Morre aos 95 anos o Acadêmico José Mindlin

 

O Acadêmico e bibliófilo José Mindlin, 95 anos, morreu na manhã deste domingo, 28/2. O corpo foi velado no Hospital Albert Einsten, em SP e sepultado às 15h no Cemitério Israelita da Vila Mariana. Mindlin deixa os filhos  Betty, Diana, Sérgio, Marta e Sônia, netos e bisnetos.

Tão logo foi informado, o Presidente da ABL MarcosVilaça mandou que a bandeira da ABL fosse hasteada a meio mastro e seja guardado luto de três dias. “Mindlin era um emblema do livro, tinha com ele uma relação orgânica. Lembro com saudade o dia em que estivemos juntos, com Evanildo Bechara, na inauguração do Museu da Língua, em São Paulo, e eu lhe fiz o convite para ingressar na Academia. Vamos sentir muito a sua falta”.

Quinto ocupante da cadeira 29 da ABL - fundada por Artur Azevedo, que escolheu Martins Pena como patrono-, Mindlin foi eleito em 20 de junho de 2006, na sucessão de Josué Montello, e recebido em 10 de outubro de 2006 pelo Acadêmico Alberto da Costa e Silva.

José Ephim Mindlin nasceu em São Paulo em 8 de setembro de 1914. Formou-se em Direito em 1936 pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Foi redator do O Estado de S. Paulo de 1930 a 1934. Advogou até 1950, quando foi um dos fundadores e presidente da empresa Metal Leve S/A, empresa pioneira em pesquisa e desenvolvimento tecnológico próprio no seu campo de atuação. Em sua atividade empresarial desenvolveu grande esforço em prol do avanço tecnológico brasileiro e no processo de exportação de produtos manufaturados brasileiros. Em junho de 2009, ele doou sua biblioteca, a maior coleção particular de livros do Brasil, para a USP, transformando-a na a biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin.

Saiba mais

Biografia
Discurso de Posse na ABL

1/3/2010

01/03/2010 - Atualizada em 28/02/2010