Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Ministros recebem o primeiro exemplar da 5ª edição do VOLP

Ministros recebem o primeiro exemplar da 5ª edição do VOLP

 

Na última quarta-feira, dia 18 de março, às 17h, o presidente da ABL, Cícero Sandroni, entregou aos ministros Luiz Dulci (Secretaria-Geral da Presidência da República), Fernando Haddad (Educação), e Juca Ferreira (Cultura), o primeiro exemplar da 5ª edição do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP), destinado ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O encontro, que foi realizado no gabinete do ministro Luiz Dulci, contou com a presença do Acadêmico Evanildo Bechara, responsável pela organização da obra e coordenador da Comissão de Lexicografia e Lexicologia da ABL – integrada por ele e pelos acadêmicos Eduardo Portella e Alfredo Bosi.

O lançamento oficial do VOLP será realizado na quinta-feira (19), às 17h30, no Teatro R. Magalhães Jr. da ABL, no Rio de Janeiro, e contará com a participação de representantes dos governos dos países lusófonos acreditados em Brasília e no Rio, além de autoridades e  personalidades.

Com 976 páginas e 349.737 vocábulos, o VOLP incorpora as novas normas estabelecidas pelo Acordo Ortográfico de 1990, regulamentado no Brasil por força de decretos assinados pelo Presidente Lula na ABL, no dia 29 de setembro de 2008, e já em vigor desde 1º de janeiro deste ano.

Para o presidente da ABL, Cícero Sandroni, a Academia se sente honrada por fazer chegar ao Chefe do Executivo, por intermédio dos três ministros, o primeiro exemplar da obra. Segundo ele, “esta edição se apresenta aumentada em seu universo lexical, corrige falhas tipográficas e oferece informações ortoépicas sobre possíveis dúvidas resultantes do emprego de algumas das normas ortográficas”.

De acordo com o acadêmico Evanildo Bechara, com a realização deste trabalho, a ABL traz contribuição relevante ao sonho de unificação ortográfica acalentado por tantos filólogos portugueses e brasileiros. “Acreditamos ter contribuído para a elaboração do futuro Vocabulário Ortográfico Comum da Língua Portuguesa, tarefa não só proposta pelos signatários do novo Acordo, mas que foi também sonho dos fundadores da ABL em 1897”.

19/3/2008

17/03/2009 - Atualizada em 16/03/2009