Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Mindlin eleito para suceder Josué Montello

Mindlin eleito para suceder Josué Montello

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Academia Brasileira de Letras

(21-06-2006)

O bibliófilo paulista José Mindlin foi eleito, no dia 20 de junho, novo ocupante da Cadeira 29 da Academia Brasileira de Letras, sucedendo o romancista Josué Montello, falecido em 15 de março deste ano.

Os imortais deram a Mindlin, logo no primeiro escrutínio, 33 votos, havendo um voto em branco e duas abstenções. O comparecimento de 27 Acadêmicos estabeleceu um recorde de presenças em sessões destinadas a eleição de novos membros da ABL.

Mindlin obteve mais 14 votos além dos 19 que seriam necessários para ser eleito.

Ao anunciar a vitória de Mindlin, o Presidente da ABL, Marcos Vilaça, ressaltou que “O Brasil deve muito a ele, não apenas por seu perfil de notável bibliófilo, mas também pelo empresário, formidável combatente pelas causas libertárias, contra a tirania do Nazismo. Participante ativo do Movimento Modernista, Mindlin notabilizou-se também como jornalista atuante contra as exclusões raciais. Para a ABL, ele é emblema humano do livro. E como cultor de Machado de Assis e de Guimarães Rosa, engrandece ainda mais sua participação em nosso convívio”.

Concorrendo com Mindlin estavam Áureo Bringel de Mello, Júlio Romão e Nelson Valente, que não foram votados. Luiz Antonio Villas-Boas Corrêa, Luiz Miranda, Mauro Salles, Paulo Hirano e Vilma Guimarães Rosa retiraram suas candidaturas na última semana.

A Cadeira 29 foi fundada por Artur Azevedo e tem como patrono Martins Pena. Foi ocupada sucessivamente por Vicente de Carvalho, Cláudio de Sousa e Josué Montello.

28/06/2006 - Atualizada em 27/06/2006