Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Marco Maciel é eleito para a ABL

Marco Maciel é eleito para a ABL

 

O Globo (19.12.2003)

 

O senador pernambucano Marco Maciel foi eleito ontem o sucessor do jornalista Roberto Marinho na cadeira de número 39 da Academia Brasileira de Letras (ABL). Ao comemorar mais uma vitória nas urnas, Maciel afirmou que o jornalista, falecido em agosto, é uma figura insubstituível.

Maciel recebeu 28 votos e seu principal opositor, o jornalista e escritor Fernando Morais, apenas 9, numa eleição que durou meia hora. Compareceram ontem ao plenário 24 acadêmicos.

Para o novo imortal, suceder a Roberto Marinho, que ocupou a cadeira de número 39 por uma década, será uma grande responsabilidade.

- Roberto Marinho foi mais do que um jornalista, mais do que um empresário. Ele foi um cidadão republicano, foi alguém que contribuiu muito para integrar o país. Criou um sistema de comunicação envolvendo rádio, jornal e televisão e, mais ainda, ajudou a projetar nossa imagem no exterior. O país lhe deve muito. À medida que o tempo for passando, teremos uma visão cada vez mais positiva do papel que ele desempenhou não só no campo das comunicações, mas do serviço que prestou ao país e a seu povo - afirmou Maciel, que, alegre, recebeu os colegas acadêmicos no Hotel Glória para comemorar a sua vitória.

Interação entre política e cultura

O senador disse se sentir desafiado a promover uma interação cada vez maior entre a política e a cultura.

- Já temos na Academia uma pessoa que é a expressão dessa interação, que é o presidente José Sarney. Também pretendo trabalhar nessa linha - destacou Maciel, que ainda não escolheu a data de sua posse.

O novo acadêmico é autor de livros sobre política, como “Educação e liberalismo”, de 1987, e “Idéias liberais e realidade brasileira”, de 1984.

 

05/06/2006 - Atualizada em 04/06/2006