Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Marco Lucchesi é eleito para Cadeira nº 15 da ABL

Marco Lucchesi é eleito para Cadeira nº 15 da ABL

 

A Academia Brasileira de Letras escolheu hoje, 3 de março, o ensaísta e poeta Marco Lucchesi como o 7ª ocupante da Cadeira nº 15, vaga desde 6 de novembro último, com o falecimento do Padre Fernando Bastos de Ávila.

O candidato recebeu 34 dos 38 votos possíveis (foram três abstenções e um voto em branco). Com 47 anos de idade, ele passou a ser o mais novo integrante da ABL. Compareceram à sessão 26 acadêmicos, nove dos quais votaram presencialmente. Houve 27 votos por carta.

"A chegada do escritor Marco Lucchesi constitui uma contribuição das mais valiosas para o quadro da Academia. Jovem e brilhante, certamente será de muita valia para os projetos e propostas que nossa Casa deseja implementar nos próximos anos, afirmou o Presidente da ABL, Acadêmico Marcos Vinicios Vilaça.

A Cadeira nº 15 foi fundada por Olavo Bilac, que escolheu como patrono Gonçalves Dias, e foi sucessivamente ocupada por Amadeu Amaral (1875-1929); Guilherme de Almeida (1890-1969); Odylo Costa, filho (1914-1969); Dom Marcos Barbosa (1915-1997) e Padre Fernando Bastos Ávila (1918-2010).

Saiba mais

O poeta, escritor, ensaísta e tradutor brasileiro Marco Lucchesi, nascido em 1963, no Rio de Janeiro, é professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e do Colégio do Brasil. É formado em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Doutor em Ciência da Literatura pela UFRJ e Pós-Doutor em Filosofia da Renascença na Universidade de Colônia, na Alemanha.

É pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Diretor Acadêmico do Colégio do Brasil, Professor-Visitante da Universidade de Roma  ”Tor Vergata” e da Universidade de Craiova na Romênia e Editor  da Coordenação Geral de Pesquisa e Editoração da Biblioteca Nacional.

Marco Lucchesi publicou obras como: Meridiano celeste & bestiário, A memória de Ulisses, Sphera, Poemas reunidos, Os olhos do deserto, Saudades do paraíso, O sorriso do caos, Teatro alquímico, Faces da utopia, A paixão do infinito e Bizâncio. Em italiano, publicou os livros Poesie, Lucca dentro, Hyades e La gioia del dolor.

Entre os prêmios destacam-se: Prêmio Alceu Amoroso Lima: Poesia e Liberdade (2008), pelo conjunto da obra poética; o Premio Nazionale per la traduzione (2001), do Ministero dei Beni Culturali da Itália; o título de Cavaliere della Stella della Solidarietà della Repubblica Italiana; o Prêmio Marin Sorescu, na Romênia; o Mérito da União Brasileira de Escritores; entre outros.

Pertence a diversas instituições, dentre as quais o Pen Club do Brasil, a Sociedade Brasileira de Geografia e a Academia Fluminense de Letras e, como ensaísta, colabora com diversos jornais e revistas.

Veja também

Perfil da ABL no Twitter
Comente no Orkut
Curta no Facebook

3/3/2011

 

 



02/03/2011 - Atualizada em 01/03/2011