Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > "Machado Vive!": ABL inaugura homenagens ao escritor

"Machado Vive!": ABL inaugura homenagens ao escritor

 

De abril a dezembro, a Academia Brasileira de Letras preparou um projeto especial para lembrar o centenário de morte de Machado de Assis. "Machado Vive!" envolverá exposição, conferências, teatro, cinema, livros, espetáculos musicais e leituras dramatizadas sobre o maior romancista brasileiro.

Além dessas celebrações, o autor de "Dom Casmurro" ganhou uma Comissão exclusiva formada pelos Acadêmicos Eduardo Portella, Sergio Paulo Rouanet, Alfredo Bosi, Alberto da Costa e Silva, Antonio Carlos Secchin e Domício Proença Filho.

2º Ciclo abre Calendário Machadiano

A Agenda Cultural Machadiana começa no dia 15/4, às 17h30, com a segunda edição do Ciclo de Conferências. Acadêmicos e especialistas, coordenados por Ivan Junqueira, secretário-geral da instituição, levarão ao Teatro R. Magalhães Jr. o universo literário do escritor.

A palestra de abertura é "O Romance de Machado de Assis", com Alfredo Bosi. Professor de literatura italiana e editor da revista "Estudos Avançados" (USP), o Acadêmico sempre teve interesse pela literatura brasileira. Desde 2003, ocupa a Cadeira n. 12 do Quadro dos Membros Efetivos na ABL.

O 2º Ciclo de Conferências terá entrada franca e transmissão ao vivo pelo portal da Academia Brasileira.

E Machado de Assis merece mais

Uma linha de concertos relembrará o famoso Club Beethoven, do qual o romancista foi criador e incentivador. Além disso, em setembro, a Academia vai realizar um concerto de música popular com repertório de época.

O Acadêmico Sergio Paulo Rouanet, diretor do Arquivo da ABL, prepara o lançamento do primeiro volume das 700 cartas recebidas por Machado, conservadas na instituição.

O cineasta e acadêmico Nelson Pereira dos Santos organizará semanas de cinema, com a exibição de filmes ligados à obra do contista. Trabalho semelhante acontece no Teatro R. Magalhães Jr. através das Leituras Dramatizadas das peças do escritor.

A ABL abrirá no dia 20 de junho uma exposição comemorativa que vai se estender do térreo do Centro Cultural ao Espaço Machado de Assis, no 2º andar.

11/4/2008

11/04/2008 - Atualizada em 10/04/2008