Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Lygia Fagundes Telles tem obra completa reeditada

Lygia Fagundes Telles tem obra completa reeditada

 

Uma das mais importantes escritoras brasileiras viva, Lygia Fagundes Telles, tem sua obra completa reeditada pela Companhia das Letras. Com ilustrações inspiradas nas telas de Beatriz Milhazes, Antes do Baile Verde, As Meninas e Invenção e Memória, são os que abrem o projeto.

Primeiro livro da autora recebido com respeito no meio literário, Antes do Baile Verde (1970) reúne 18 contos escritos de 1949 a 1969. Entre eles está o texto homônimo, história de uma menina que, usando um saiote verde, se produz para um baile de Carnaval, enquanto o pai agoniza no cômodo ao lado. Por este conto, Lygia ganhou o Grande Prêmio Internacional Feminino, na França, em 1969.

Também do mesmo período, o romance As Meninas (1973) narra a vida de três universitárias em um pensionato feminino e aborda temas polêmicos na época, como a tortura. A trama inclui um grupo armado de esquerda, do qual uma delas faz parte.

Invencão e Memória (2000) reúne textos curtos que misturam uma série de lembranças pessoais da autora.

Membro da Academia Brasileira de Letras, Lygia Fagundes Telles já venceu cinco vezes o Jabuti e, em 2005, ganhou o Prêmio Camões pelo conjunto da obra. Em outubro, serão relançados Ciranda de Pedra, A Noite Escura e Mais Eu e Seminário dos Ratos.

Destak (RJ), 28/4/2009

28/04/2009 - Atualizada em 27/04/2009