Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Lourdes de Almeida, escritora e filósofa

Lourdes de Almeida, escritora e filósofa

 

Mulher do professor Candido Mendes morre aos 78 anos

Da Redação

Morreu ontem à tarde, aos 78 anos, de insuficiência múltipla dos órgãos, a escritora Maria de Lourdes Mello Coimbra Mendes de Almeida, mulher do professor Candido Mendes. Estava internada há um mês no Hospital Copa D’Or, em Copacabana. Maria de Lourdes deixa três filhos e cinco netos.

Formada em filosofia pela PUC do Rio, a escritora fundou, em 1977, a galeria de arte do Centro Cultural Candido Mendes de Ipanema. No espaço, do qual era diretora desde a sua fundação, promoveu diversos eventos ligados a filosofia, literatura e debates sobre as artes. Abriu espaço também para inúmeros artistas de qualidade que não encontravam oportunidades nas galerias comerciais. Transformou, com seu trabalho pioneiro, a galeria de arte em referência no Rio de Janeiro.

Ainda no final dos anos 70, ajudou a impulsionar a carreira de diversos artistas de vanguarda hoje já amplamente reconhecidos no Brasil e no exterior. Sempre atenta às artes plásticas e à contemporaneidade, Maria de Lourdes chegou a realizar 342 exposições.

A contista escreveu diversos livros, entre eles: Os cinco sentidos (Editora Artenova, 1973); Tremor de mão (Editora Nova Fronteira, 1982), Caixa casa corpo (1984), Fachadas – contos e textos (Editora Nova Fronteira, 1994), e Vai e vem vem e vai – passagens (Editora Garamond, 2004). Participou também de algumas obras literárias coletivas. Como crítica literária, seus textos foram publicados na revista Singra, entre 1968 e 1971.

Jornal do Brasil (RJ) 18/7/2008

21/07/2008 - Atualizada em 20/07/2008