Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Livro póstumo de Nélida Piñon será lançado no Rio

Livro póstumo de Nélida Piñon será lançado no Rio

 

“Os rostos que tenho”, livro póstumo da Acadêmica e escritora Nélida Piñon, será lançado na próxima quinta-feira, 14 de dezembro, às 19h, na Livraria Janela, no Shopping da Gávea. A obra mostra "uma mulher que se inscreveu em dois campos distintos da existência". A autora de “Tudo é Rio”, Carla Madeira, e a atriz Beth Goulart foram convidadas para um bate-papo do lançamento. Em 147 capítulos curtos que lembram a estrutura de um diário, Nélida fala da vida, da arte e da mortalidade. O livro ainda apresenta a recortes de sua infância, na qual as línguas espanhola e portuguesa se entrelaçam, criando uma sinfonia cultural que ecoa através de sua vida e de sua literatura. A obra é também um convite conhecer sua relação íntima com a palavra, com a criação e com os seus contemporâneos.

Nélida Piñon foi a primeira escritora a se tornar presidente da ABL, para a qual foi eleita em 1989, sucedendo a Aurélio Buarque de Holanda. Formou-se em Jornalismo em 1956 na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Colaborou em vários jornais e revistas literários e foi correspondente no Brasil da revista Mundo Nuevo, de Paris, e editora assistente de Cadernos Brasileiros. Em 1972, lançou um de seus mais aclamados romances, “A casa da paixão”, ganhador do Prêmio Mário de Andrade.

Autora de mais de 20 livros, entre romances, contos, crônicas e infantojuvenis. Estreou com o romance “Guia-mapa Gabriel Arcanjo”, em 1961.

Entre os prêmios, destacam-se o Internacional Juan Rulfo de Literatura Latino-Americana e do Caribe, em 1995 (pela primeira vez para uma mulher e para um autor de língua portuguesa); o da Bienal Nestlé, categoria romance, pelo conjunto da obra, em 1991; e o da APCA e o de Ficção do Pen Clube, ambos em 1985, pelo romance “A república dos sonhos”.

06/12/2023