Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Livro “Dionísio Crucificado”, de Per Johns, ganha o Prêmio de Ensaio, Crítica e História Literária/ 2006 da Academia Brasileira de Letras

Livro “Dionísio Crucificado”, de Per Johns, ganha o Prêmio de Ensaio, Crítica e História Literária/ 2006 da Academia Brasileira de Letras

 

A Academia Brasileira de Letras anuncia a outorga de seu Prêmio de Ensaio, Crítica e História Literária do ano de 2006 para o livro “Dionísio Crucificado”, de autoria de  Per Johns.

O plenário da Abl acolheu voto da Comissão Julgadora, integrada pelos acadêmicos Evaristo de Moraes Filho, Candido Mendes e Sergio Paulo Rouanet, que considerou o trabalho “sinal da maturidade da reflexão da cultura brasileira à legítima ambição do ensaio”. A recomendação da Comissão registra que o trabalho “espelha, ao mesmo tempo, uma visão da vida do espírito contemporâneo, em que a raridade, entre nós, de um convívio com o pensamento escandinavo e norte-europeu não se isola do humanismo tronco da latinidade”.

O Prêmio será entregue em julho próximo, quando por ocasião das comemorações do 109º aniversário de fundação da ABL.

O ficcionista Per Johns (1936), filho de migrantes dinamarqueses, tem livros publicados tanto no Brasil quanto na Dinamarca. É autor de romances como “A revolução de Deus” (1977), “As aves de Cassandra” ( premiado com o Prêmio Jabuti de 1991)  e “Navegante de Opereta” (1998).  Realizou grande número de traduções de autores dinamarqueses.

“Dionísio Crucificado” é uma reunião de versões novas de textos publicados que tratam essencialmente de literatura e filosofia.  Os ensaios estão ordenados de maneira a formarem blocos temáticos. O primeiro deles consiste em estudos filosóficos, incluindo textos sobre o filósofo brasileiro Vicente Ferreira da Silva, sobre a poetisa Dora Ferreira da Silva, sobre o mitólogo romeno Mircea Eliade e sobre o filósofo francês Gaston Bachelard.

O segundo bloco inclui ensaios sobre autores escandinavos, e o terceiro reúne estudos sobre três autores estrangeiros não-escandinavos: Rainer Maria Rilke, Stefan Zweig e Thomas Elliot.

 

19/06/2006 - Atualizada em 18/06/2006