Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Livro “Antonio Olinto, memórias póstumas de um imortal”, de João Lins de Albuquerque, é lançado na ABL

Livro “Antonio Olinto, memórias póstumas de um imortal”, de João Lins de Albuquerque, é lançado na ABL

 

No dia 3 de dezembro, quinta-feira, a partir das 18h30, a Academia Brasileira de Letras, em parceria com o Instituto Antonio Olinto e a Editora Cultura, convidou para o lançamento do livro "Antonio Olinto, memórias póstumas de um imortal", de João Lins de Albuquerque.

O livro, que tem prefácio do Presidente da ABL Cícero Sandroni, relata a trajetória de vida do escritor, dentro e fora do Brasil, através de depoimentos de amigos e de conversas que João Lins de Albuquerque teve com o próprio Antonio Olinto.

Saiba Mais

João Lins de Albuquerque, ex-chefe da Divisão de Língua Portuguesa da Rádio das Nações Unidas (ONU) em Nova York, é também autor de Conversações, uma antologia de mentes brilhantes. Com prefácio de Antonio Olinto, o livro reúne entrevistas com personalidades eminentes feitas por João Lins de Albuquerque.

Nascido em Ubá, Minas Gerais, Antonio Olinto faleceu aos 90 anos, no mesmo dia em que tomou posse na cadeira nº 8 da ABL. Ex-seminarista do interior de Minas, durante 10 anos professor de latim, português, história da literatura, francês, inglês e história da civilização em colégios do Rio de Janeiro. Como adido cultural, visitou mais de 50 cidades do mundo divulgando a cultura brasileira, estudando o Brasil na África, através dos seus descendentes que, regressando à África, implantaram um prolongamento da nossa cultura.

Nos últimos 8 anos Olinto dedicou-se à Direção-Geral de Documentação e Informação Cultural, responsável pelas Bibliotecas Populares, pelo Arquivo da Cidade do Rio de Janeiro e pelo Museu da Cidade. Entregou 20 bibliotecas reformadas e inaugurou cinco em áreas carentes.

03/12/2009

29/11/2009 - Atualizada em 29/11/2009