A Academia Brasileira de Letras dá continuidade ao ciclo “Literatura: o centro e as margens”, sob a coordenação do Acadêmico Geraldo Carneiro, com a palestra “A literatura infantojuvenil”, que será ministrada pela escritora Marisa Lajolo no dia 12 de setembro às 16h, no Teatro R. Magalhães Jr. A entrada é franca e a inscrição pode ser feita pelo link: https://www.even3.com.br/a-literatura-infanto-juvenil/. Todas as conferências possuem tradução em libras. A coordenação geral dos ciclos é de Antonio Carlos Secchin.
Ao total, serão quatro conferências. A primeira, “A questão do cânone literário e o caso brasileiro”, foi ministrada pelo crítico literário Roberto Acízelo, O ciclo segue no dia 19 de setembro com a pesquisadora Livia Jacob, que possui pós-doutorado em Estudos Literários pela UERJ, falará sobre "O indígena e a literatura: do outro ao nós”. A última conferência, sobre “Os feminismos de hoje” fica a cargo da Acadêmica e escritora Heloisa Teixeira.
Sobre a conferencista
Marisa Lajolo é pesquisadora, crítica literária, autora de literatura juvenil e professora universitária. Deu aula na Unicamp e hoje é professora na Universidade Presbiteriana Mackenzie. Em 2009, em parceria com João Luís Ceccantini, organizou a obra Monteiro Lobato, livro a livro: obra infantil (Editora Unesp/Imprensa Oficial), eleita pelo prêmio Jabuti o melhor livro de 2009 na categoria não ficção. Em 2012, seu livro Gonçalves Dias, o poeta do exílio (FTD) foi premiado pela Academia Brasileira de Letras.
11/09/2023