Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Literatura e Televisão é tema de palestra na ABL

Literatura e Televisão é tema de palestra na ABL

 

Considerado o maior especialista em novelas do Brasil, o escritor Mauro Alencar é o convidado da terceira palestra do ciclo Literatura & cia, que tem a coordenação do Acadêmico Cacá Diegues na próxima terça-feira, 21 de novembro. Ele falará sobre a adaptação literária para a teledramaturgia no Teatro R. Magalhães Jr.

Mauro Alencar trabalhou durante 30 anos na Rede Globo, onde foi consultor, pesquisador e professor de teledramaturgia. Atualmente é diretor da TV Cultura. É autor do livro A Hollywood Brasileira – Panorama da Telenovela no Brasil e das adaptações de Selva de Pedra, O Bem-Amado, Pecado Capital, Roque Santeiro e Vale Tudo para a coleção Grandes Novelas - adaptações de tramas de telenovelas em formato de romance, é mestre e doutor com especialização em Teledramaturgia Brasileira e Latino-Americana pela Universidade de São Paulo.

O Ciclo "Literatura & Cia” teve início com o próprio Cacá Diegues, que falou sobre seus filmes adaptados de obras literárias. No dia 14 , o advogado José Roberto de Castro Neves falou sobre as relações da literatura com o direito. O advogado falou sobre dois de seus livros, “Caixa de Palavras” e “Direito e Literatura – o que os advogados e os juízes fazem com as palavras”.

Já no dia 28, o museólogo Manoel Corrêa do Lago irá abordar a relação da literatura com a música. Manoel é autor do livro “O Círculo Veloso-Guerra e Darius Milhaud no Brasil”- modernismo musical no Rio de Janeiro antes da Semana”,lançado em 2010, Manoel Corrêa do Lago é membro da Academia Brasileira de Música, estudou música em Genebra, Paris, Rio de Janeiro e Princeton. Em 2005, doutorou-se em Musicologia na Unirio, seguido em 2008 de um pós-doutorado no IEB/USP.

14/11/2023

Vídeos relacionados