Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > “Literatura Comparada e suas Janelas para o Mundo” é tema da décima sétima mesa-redonda em formato podcast da Academia Brasileira de Letras

“Literatura Comparada e suas Janelas para o Mundo” é tema da décima sétima mesa-redonda em formato podcast da Academia Brasileira de Letras

 

Academia Brasileira de Letras apresenta, através de seu canal de podcasts, uma mesa-redonda especial sobre literatura comparada. A mesa conta com a participação dos professores Rogério da Silva Lima, Walter Carlos Costa e Henryk Siewierski.

Rogério Lima é professor associado da Universidade de Brasília. Graduado na Universidade Federal Fluminense (1989), obteve pela Universidade Federal do Rio de Janeiro os títulos de mestrado em semiologia (1995) e de doutorado em semiologia (2001), realizou estudos de pós-doutorado na Fondation Maison des Sciences de l’Homme - Paris (2008) e na Universidade Rennes 2, França, (2013). Coordena a seção brasileira do Programa Internacional de Investigação Científica Nantes, Aveiro, Brasília (Rede PICNAB). Presidiu a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras (ANPOLL), e presidiu também a Associação Brasileira de Literatura Comparada (ABRALIC), gestão 2018-2019.

Walter Carlos Costa estudou Filologia Românica na KU Leuven; tem doutorado pela University of Birmingham, e pós-doutorado pela UFMG. É Professor Titular aposentado da UFSC, onde atua na PGET (Pós-Graduação em Estudos da Tradução). Pesquisador do CNPq, traduz do neerlandês, inglês, francês e espanhol. É professor da POET (Pós-Graduação em Estudos da Tradução), da Universidade Federal do Ceará.

Henryk Siewierski é professor titular do Departamento de Teoria Literária e Literaturas da Universidade de Brasília, doutor em Ciência da Literatura pela Universidade Jaguelônica, de Cracóvia. Foi editor da revista Aproximações. Europa de Leste em Língua Portuguesa e da coleção Poetas do Mundo da Editora UnB. Traduziu obras de vários autores poloneses e brasileiros.

 

Mesa-redonda da Academia

 

spotify deezer apple-music
29/06/2021