Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Lançamento de livros sobre a atuação de Joaquim Nabuco nas Universidades de Yale e Wisconsin acontece na ABL

Lançamento de livros sobre a atuação de Joaquim Nabuco nas Universidades de Yale e Wisconsin acontece na ABL

 

A Academia Brasileira de Letras convidou para o lançamento da obra “Conferências sobre Nabuco”. Organizada pelos Professores Kenneth David Jackson e Severino João Albuquerque, responsáveis pelas introduções de cada um dos dois volumes, a obra apresenta ensaios ilustrativos sobre a presença de Joaquim Nabuco nos Estados Unidos, principalmente nas Universidades de Yale e Wiscosin.

A diversidade de atividades e interesses do escritor, advogado, abolicionista, parlamentar e diplomata Joaquim Nabuco reflete-se nas profissões dos autores dos artigos que compõem os dois volumes. São diplomatas, tanto do Itamaraty quanto do Departamento de Estado norte-americano, acadêmicos e pesquisadores das áreas de história e literatura, jornalistas funcionários de fundações.

Kenneth David Jackson organiza o 1º volume, denominado “Joaquim Nabuco em Yale – Centenário das Conferências na Universidade – ensaios comemorativos”; e Severino João Albuquerque o 2º: “Joaquim Nabuco e Wisconsin – Centenário da Conferência na Universidade – ensaios comemorativos”. Os livros são títulos da Editora Bem-Te-vi.

O lançamento aconteceu no dia 19 de agosto, às 17h30min, no Petit Trianon.

Saiba mais

Das obras

O primeiro volume contém ensaios de Leslie Bethell – “Joaquim Nabuco e a abolição da escravidão no Brasil”; Stephanie Dennison – “A aproximação das duas Américas: a promoção do Brasil feita por Joaquim Nabuco em universidades americanas”; João Almino – “O pote de barro e a panela de ferro: a utopia de Nabuco para as duas Américas”; Marco A. Nogueira – “Joaquim Nabuco: da Abolição à diplomacia”; Humberto França – “Joaquim Nabuco e Elihu Root – A viagem pan-americana: 1906”; Norman Valencia – “As conferências norte-americanas de Joaquim Nabuco: Para uma leitura contemporânea de ‘Os Lusíadas’ de Luis de Camões”; Paulo Pereira – “Idealismo continental e pragmatismo nacional na diplomacia de Joaquim Nabuco”; e John Schulz – “Nabuco e o fracasso da Reforma Social”.

No segundo, os ensaios são de Diane Page – “Diplomacia pública: o legado duradouro do embaixador Nabuco"; Humberto França – “Joaquim Nabuco nos Estados Unidos: A diplomacia Pan-Americanista 1905-1910”; Steven Topik – “Lembrando e esquecendo: Joaquim Nabuco, Salvador de Mendonça e a amizade Brasil – Estados Unidos durante a Primeira República”; Joshua Alma Enslen – “Diplomatas e escritores: Nabuco, Machado e a Fundação da Academia Brasileira de Letras”; Pedro Meira Monteiro – “Por dentro do círculo mágico: progresso e melancolia no discurso de Madison, de Joaquim Nabuco”; Paulo Roberto de Almeida – “O Brasil e os Estados Unidos antes e depois de Nabuco: uma avaliação de desempenho relativo no plano do desenvolvimento social”; João Cezar de Castro Rocha – “Joaquim Nabuco: um intelectual entre culturas”; Jeffrey D. Needell – “Nabuco e a batalha parlamentar pela Abolição”; Celso Castilho – “Agitação abolicionista, transtornos políticos: o Recife na véspera da Campanha Abolicionista”; Peter M. Beattie – “Joaquim Nabuco, o advogado, e Thomaz, o escravo: perspectivas locais, nacionais e comparativas sobre antiescravidão e pena de morte”; e Courtney J. Campbell – “Tinha apenas em vista chamar atenção: Joaquim Nabuco, os abolicionistas britânicos e o caso de Morro Velho”; Alfred M. Boll – “Joaquim Nabuco em Washington e o desenvolvimento de serviço diplomático dos Estados Unidos”.

Dos organizadores

Kenneth David Jackson é Professor de Português na Universidade de Yale. Editor de “The Oxford Anthology of the Brazilian Short Story” (2006); “Haroldo de Campos: A Dialogue with the Brazilian Concret Poet” (2005); “Oswald de Andrade: 100 years of invention (1992); “De Chaul a Batticaloa: As marcas do império marítimo português na Índia e no Sri Lanka (2005).

Severino João Albuquerque doutorou-se em Literatura Comparada pela Universidade da Carolina do Norte em 1984. Ensina Língua Portuguesa e Literatura e Cultura Brasileira há 27 anos na Universidade de Wisconsin, onde ocupa atualmente o cargo de Professor titular. É autor de numerosos capítulos de livros e também de artigos em revistas acadêmicas, assim como dos volumes “Violent Acts” (1991) e “Tentative Transgressions” (2004). Desde 1998 é editor de Literatura brasileira na Luso Brazilian Review e de teatro brasileiro do Handbook of Latin American Studies (Lybrary of Congress).

Veja também

Perfil da ABL no Twitter
Comente o evento no Orkut
Curta no Facebook

Assuntos relacionados

Site Joaquim Nabuco

19/8/2010



17/08/2010 - Atualizada em 16/08/2010