Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Lançado no Rio “Reflexos do sol-posto”, primeiro livro póstumo do Acadêmico Ivan Junqueira

Lançado no Rio “Reflexos do sol-posto”, primeiro livro póstumo do Acadêmico Ivan Junqueira

 

A Editora Rocco acaba de lançar o livro Reflexos do sol-posto, uma coletânea de ensaios do Acadêmico Ivan Junqueira – sexto ocupante da Cadeira nº 37 da Academia Brasileira de Letras –, o primeiro depois de seu falecimento, aos 79 anos, no dia 3 de julho deste ano.

Ivan Junqueira faria 80 anos em novembro  e estava completando 50 anos de sua estreia na literatura este ano.  A Editora Rocco programou ainda o lançamento de seu último livro de poemas: Essa música. Sairá, ainda em 2014, pela Nova Fronteira, a edição de bolso da premiada tradução dos poemas de T. S. Eliot, feita pelo Acadêmico. Outras de suas obras, como O outro lado (poesia, Record) e Testamento de Pasárgada (Global), antologia crítica sobre Manuel Bandeira, estão no prelo para ganhar novas edições.

De acordo com os editores, logo nas primeiras páginas de Reflexos do sol-posto, Ivan Junqueira avisa que o leitor está diante de sua última coletânea de ensaios. Com uma longa trajetória como crítico e ensaísta (seus primeiros textos do gênero foram escritos na década de 1960), o poeta e poeta reúne no livro críticas e análises feitas depois do ano 2000, com reflexões sobre a obra de Machado de Assis, Augusto dos Anjos, João Cabral de Melo Neto, entre outros.

“Os textos de Ivan Junqueira cobrem boa parte da história da poesia brasileira – do Romantismo à contemporaneidade. Cada um deles propõe uma série de questões, mesmo para os que já estão familiarizados com as obras analisadas. Uma coletânea para ser constantemente consultada”, afirmam os editores.

Saiba mais

Reflexos do sol-posto
Autor: Ivan Junqueira
Preço: R$ 34,50
304 páginas

 

15/8/2014

15/08/2014 - Atualizada em 14/08/2014