Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Joel Rufino dos Santos faz conferência em homenagem a Abdias do Nascimento

Joel Rufino dos Santos faz conferência em homenagem a Abdias do Nascimento

 

O ciclo de conferências Quatro centenários, da Academia Brasileira de Letras, sob coordenação do Acadêmico, embaixador e historiador Alberto da Costa e Silva, apresentou sua segunda palestra – Abdias do Nascimento: a alegria da luta – com o historiador, professor e escritor Joel Rufino dos Santos. O evento foi realizado no dia 13 de maio, às 17h30min, no Teatro R. Magalhães Jr., Avenida Presidente Wilson 203, Castelo, Rio de Janeiro. A entrada foi franca.

A Coordenação geral de todos os ciclos de conferências deste ano é do Acadêmico e poeta Antonio Carlos Secchin.

As duas outras palestras do mês de maio serão: dia 20, Caymmi “tá vivo ainda lá!”, com a jornalista, historiadora e biógrafa, além de neta do compositor baiano, Stella Caymmi; e dia 27, Iberê Camargo: o exercício da pintura, com o curador, crítico de arte e professor Paulo Venancio Filho.

Os ciclos de conferências são transmitidos ao vivo pelo portal da ABL.

Serão conferidos certificados de frequência.

Saiba mais

O palestrante

Joel Rufino dos Santos é historiador, professor, escritor e um dos nomes de referência sobre a cultura africana no país. Nascido no bairro de Cascadura, subúrbio do Rio de Janeiro, cresceu apreciando a leitura de histórias em quadrinhos. Já adulto, foi exilado por suas ideias políticas, morando algum tempo na Bolívia, retornando ao Brasil em 1973. Doutor em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde lecionou Literatura. Como escritor, tem extensa obra publicada: livros infantis, didáticos, paradidáticos e outros. Trabalhou como colaborador nas minisséries A abolição, de Walter Avancini, transmitida pela TV Globo (1988), e República (1989). Recebeu diversas vezes o Prêmio Jabuti de literatura.

O homenageado

Abdias do Nascimento nasceu em Franca (SP) no dia 14 de março de 1914. Diplomado em contabilidade em 1929, bacharelou-se em ciências econômicas pela Universidade do Rio de Janeiro (1938). Diretor-fundador do Teatro Experimental do Negro, em 1944, foi o organizador do primeiro Congresso do Negro Brasileiro, em 1950, No ano seguinte, concluiu o curso de sociologia no Instituto Superior de Estudos Brasileiros.

Professor, artista plástico, escritor, poeta e dramaturgo, Abdias do Nascimento foi Secretário de Estado, Senador e Deputado Federal. Defensor da causa dos negros no Brasil e no exterior, fundou o Teatro Experimental do Negro. Centrou sua atuação, na Câmara dos Deputados, na defesa dos direitos humanos e civis. Suas iniciativas tiveram desdobramento durante as discussões da Assembleia Nacional Constituinte. Com a nova Carta, promulgada em outubro de 1988, o direito brasileiro passou a contemplar a natureza pluricultural e multiétnica do país. A prática de racismo tornou-se um crime inafiançável.

Veja também

Perfil da ABL no Twitter
Curta no Facebook

13/5/2014

07/05/2014 - Atualizada em 06/05/2014