Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > João Cabral de Mello Neto é tema da segunda conferência do ciclo “Poesia e Biografia”

João Cabral de Mello Neto é tema da segunda conferência do ciclo “Poesia e Biografia”

 

“João Cabral de Mello Neto – uma biografia” foi o tema da segunda conferência do ciclo “Poesia e Biografia”, com coordenação do Acadêmico e escritor Ruy Castro. A palestra foi realizada na terça-feira, 11 de julho, às 16h, no Teatro R. Magalhães Jr.. Doutor em literatura e professor da USP, Ivan Marques abordou o trabalho de pesquisa e o processo de composição do seu livro “João Cabral de Melo Neto: uma biografia”, que venceu o prêmio APCA e foi finalista do Jabuti. A obra acompanha a longa carreira de João Cabral como diplomata e ressalta aspectos menos conhecidos do público, relacionados à sua vida pessoal e ao seu temperamento inquieto.

“Penso que uma das principais contribuições da biografia foi colocar em relevo a formação de João Cabral de Melo Neto em meados do século XX, período no qual foram definidas as linhas de força de sua criação poética – essa voz singular que, a partir da assimilação e da transformação da irônica lírica modernista, se tornaria um dos pilares da poesia brasileira moderna”, afirma Ivan Marques, que explica que o livro aliou o comentário biográfico a procedimentos de crítica literária, e teve por objetivo acompanhar o surgimento e o impacto de todos os livros produzidos pelo poeta pernambucano ao longo de mais de cinco décadas: “A intenção foi enfatizar as escolhas, as apropriações, as recusas, os impasses, numa palavra, a lenta e metódica construção da antilírica cabralina.”

Ele crê que, entre o homem e a obra há mais divergências do que convergências. João Cabral era um sujeito metódico, alinhado, discreto, pouco dado a efusões, e isso certamente coincide com traços importantes de sua poesia.

“Por outro lado, a pesquisa biográfica revelou uma personalidade cheia de tensões, um homem com os nervos à flor da pele, que não por acaso sofreu dores de cabeça a vida inteira, tendo realizado inúmeras cirurgias, além de internações para tratamento psiquiátrico. Era bastante atormentado, como enfatizam seus amigos próximos e a própria correspondência de Cabral. Nesse sentido, há uma curiosa oposição entre o homem e o poeta, como se a obra literária funcionasse como uma fuga à irracionalidade ou uma tentativa de restabelecer a ordem e o equilíbrio que lhe faltavam no plano pessoal.”

O ciclo reúne grandes especialistas na vida e na obra de quatro dos maiores poetas brasileiros do século XX, que revelarão os bastidores da elaboração de suas biografias, algumas já disponíveis em livros, outras ainda em curso. A coordenação-geral dos Ciclos de 2023 é do Acadêmico Antonio Carlos Secchin.

"Biografar Cecília" é o tema da palestra da pesquisadora e jornalista Leila Gouvea, no dia 18 de julho. Sua tese se debruça no pensamento e 'lirismo puro' na poesia de Cecília Meireles, que recebeu um prêmio Jabuti de Crítica Literária (2o. lugar), em 2009 - livro que foi também indicado ao prêmio Mário de Andrade da Fundação Biblioteca Nacional. Leila é uma das mais importantes e entusiastas divulgadoras da obra de Cecilia Meireles, e vai contar sobre os problemas com os herdeiros que atravancaram seu projeto de biografar a poetisa.

Encerrando o ciclo, no dia 25 de julho, o jornalista e cronista Humberto Werneck falará sobre a obra do poeta Carlos Drummond de Andrade em "Biografar Drummond". Humberto vem escrevendo nas últimas cinco décadas diversos textos acerca da vida de seu conterrâneo Drummond, de quem esteve muito próximo, e prepara uma biografia.

Os debates serão realizados no Teatro R. Magalhães Jr., na ABL, sempre das 16h às 17h. As conferências são transmitidas online e podem ser assistidas pelo canal de Youtube da Academia.

05/07/2023