Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Inauguração da Exposição "Estampas d’Alma"

Inauguração da Exposição "Estampas d’Alma"

 

No dia 16 de outubro, quinta-feira, a partir das 17h30min, inaugura-se a Exposição "Estampas d’Alma" na Galeria Manuel Bandeira da ABL. Na sua 6ª mostra, apresenta trabalhos de Angela Rolim, Cecilia Tavares, Claudio Roberto Castilho, Djenane Pamplona, Ethel Presser, Fausta Lima, Lúcia Valle, Silvana Soriano, Sonia Távora, Teresa Mucci e Zula.

Esta exposição é parte do Projeto Impresso.

"Estampas d’Alma" fica aberta ao público até o dia 30 de novembro, de segunda a sexta-feira, de 10h às 18h.

 

 Saiba Mais

Projeto Impresso:

Buscar, criar e compilar em matrizes e nas impressões a delicadeza da narrativa que Machado de Assis dá à sua obra, é nosso desafio.

Nos contos, ao estampar a alma humana, os momentos de incerteza e a atmosfera de dúvidas muito se parecem com o processo que sofremos no desenvolvimento de nosso trabalho e com os reagentes que determinam a composição de uma imagem poética.

Tentamos extrair razões e sonhos de um imaginário e, no formato de gravura, buscamos colocar toda a essência do não revelado que se apresenta nos Contos de Machado de Assis.            
 

Depoimento:

"Neste ano do seu centenário de morte, no qual a presença de Machado de Assis se mostrou, acima das melhores expectativas, com um vigor inexcedível, poderíamos dizer apoteótico, o sempre prolífico encontro entre a literatura e as artes plásticas não poderia deixar de se fazer presente, como o comprova a exposição Estampas D’Alma.

A oficina Projeto Impresso, que congrega artistas gráficos de qualidade ímpar, realiza, deste modo, na Galeria Manuel Bandeira – mais uma vez confirmando a sua vocação precípua de ponte entre as expressões verbais e visuais – a sua sexta mostra, uma coletiva de onze gravadores cujos trabalhos, sem exceção, se inspiram em contos de Machado de Assis, ou seja, no gênero que talvez, mais do que em qualquer outro, se materializou naturalmente o gênio do grande polígrafo carioca, patrono desta Casa.

Para além da indiscutível qualidade estética dos trabalhos aqui reunidos, Estampas d’Alma vem, de certo modo, complementar a inesquecível série de eventos e exposições com os quais a Academia Brasileira de Letras marcou, no ano de 2008, o centenário da viva ausência do autor de Memórias póstumas de Brás Cubas, destacadamente com a exposição justamente intitulada Machado Vive. Tal vida, que já pulsa nas obras, imagens e objetos que nos deixou, vem, na presente exposição, mostrar a sua força fecundante, a sua inesgotável virtude inspiradora, mesmo além dos limites específicos da literatura."

                                                               Cícero Sandroni, Presidente da ABL

                                                                       Presidente da Academia Brasileira de Letras

16/10/2008 - Atualizada em 15/10/2008