Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Homenagem ao compositor Pedro Caetano é tema do MPB na ABL

Homenagem ao compositor Pedro Caetano é tema do MPB na ABL

 

A Academia Brasileira de Letras promoveu a série MPB na ABL, com o show “O que se leva dessa vida”, uma homenagem ao compositor Pedro Caetano, com a participação do grupo “Samba de Fato”, formado por quatro cantores e músicos.

Para o show, foram escolhidas 16 de uma lista de músicas expressivas e de sucesso que o compositor fez com diversos parceiros, entre eles Claudionor Cruz (o mais constante), Pixinguinha, Noel Rosa, Alcir Pires Vermelho e Walfrido Silva. O repertório foi selecionado pelo Grupo “Samba de Fato”, formado por Alfredo Del-Penho (violão e voz), Pedro Amorim (bandolim e percussão), Pedro Miranda (voz e percussão), e Paulino Francisco Dias (percussão e voz). O conjunto é também responsável pelos arranjos e pela instrumentação do show.

As músicas selecionadas foram: Nova ilusão; Pedra que rolou; Caprichos do destino; É com esse que eu vou; Disse me disse; A felicidade perdeu seu endereço; Levei um bolo; O que se leva dessa vida; Botões de laranjeira; Onde estão os tamborins; Este choro é meu pranto; Ai de mim se não voltasses; Engomadinho; Eu brinco; O pingo e a pinga; e Sandália de prata.

O evento, patrocinado pela Petrobras, aconteceu no dia 8 de junho, às 12h, no Teatro R. Magalhães Jr.. A entrada foi franca.

Saiba mais

Grupo Samba de Fato

Os integrantes do grupo “Samba de Fato” são profundos conhecedores da cultura musical brasileira, conhecimento adquirido a partir de pesquisas e trabalhos realizados com diversos artistas, referências da tradição musical do país. Além de cantar, o quarteto domina diversos instrumentos, dispondo de uma autonomia incomum para explorar timbres e sonoridades originais nas suas interpretações, inclusive usando harmonizações vocais.

No ano de 2008, o grupo lançou, na interpretação de Cristina Buarque, o CD duplo O Samba Informal de Mauro Duarte, com 28 músicas inéditas do sambista. Bem recebido pelo público e crítica especializada, o trabalho foi indicado, na categoria Melhor Disco Temático, para o Prêmio da Música Brasileira 2009.

Pedro Caetano

Pedro Caetano nasceu na cidade de Bananal, no Estado de São Paulo, no dia 01 de fevereiro de 1911 e faleceu no Rio de Janeiro em 27 de julho de 1992. Aos nove anos, mudou-se com seus pais para o Rio de Janeiro. Com essa idade já apresentava aptidão para a música, passando a estudar piano. Aos 22 anos, fez seu primeiro samba de projeção, “Foi uma pedra que rolou”, lançado em 1934 por Silvio Caldas, mas somente gravado seis anos depois por Joel e Gaúcho. É autor de inúmeras marchas, sambas, valsas e choros da chamada “Era do Rádio” da música brasileira. Autor de mais de 400 composições, Pedro Caetano não fez da música sua profissão, tendo trabalhado como comerciante de sapatos por toda a vida.

Programação completa do MPB na ABL

Veja também

Perfil da ABL no Twitter
Comente o evento no Orkut
Curta no Facebook

8/6/2011

 

03/06/2011 - Atualizada em 02/06/2011