Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Heloisa Teixeira encerra ciclo com relato sobre o feminismo de hoje

Heloisa Teixeira encerra ciclo com relato sobre o feminismo de hoje

 

“O meu feminismo e o delas. Velhas demandas, novas linguagens”. Esses serão alguns dos temas que a Acadêmica e escritora Heloisa Teixeira se debruçará em “Os feminismos de hoje”, último capítulo do ciclo de conferências "Literatura: o centro e as margens”, sob a coordenação do Acadêmico Geraldo Carneiro. A escritora vem, nos últimos cinco anos, desenvolvendo pesquisas sobre o feminismo. O relato será na próxima terça-feira, 26 de setembro, às 16h, e possui entrada é franca. Todas as conferências possuem tradução em libras. A coordenação geral dos ciclos é do Acadêmico Antonio Carlos Secchin.

"O feminismo do século XXI coloque na agenda a urgência do questionamento às tão perigosas quanto dissimuladas tecnologias de produção das sexualidades e a responsabilidade de recusar qualquer hierarquia ou prioridade na luta contra a opressão de todas as mulheres, em suas mais diversas características de gênero, raça, etnia ou religião", afirmou Heloisa na introdução do livro "Pensamentos feministas: conceitos fundamentais", que contou com sua organização.

O ciclo

O ciclo “Literatura: o centro e as margens” reuniu quatro conferências. A primeira, “A questão do cânone literário e o caso brasileiro”, foi ministrada pelo crítico literário Roberto Acízelo. A segunda abordou o universo da literatura infantojuvenil e ficou a cargo da escritora Marisa Lanjolo. A terceira teve como tema o indígena e a literatura, ministrada pela pesquisadora Lívia Jacob.

A Acadêmica

Professora, feminista, escritora e editora. Sua atividade de pesquisa prioriza as relações entre expressões culturais, diversidade e direitos humanos. Escreveu mais de 50 livros sobre poesia, feminismo, relações raciais, culturas marginais e tecnologias digitais.

Atualmente dirige o Programa Avançado de Cultura Contemporânea (PACC UFRJ) e o Lab de Tecnologias Sociais, Universidade das Quebradas.

19/09/2023

Vídeos relacionados