Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Helena Solberg mostra seu filme “Vida de Menina"

Helena Solberg mostra seu filme “Vida de Menina"

 

A conferência “Diário e transgressão, ou o refúgio do eu”, terceira do ciclo de novembro, com a cineasta Helena Solberg, única diretora mulher a participar do Cinema Novo, vai apresentar o filme “Vida de Menina” adaptação que fez do livro de Helena Morey (pseudônimo de Alice Dayrell Caldeira Brant) “Minha vida de menina”. O coordenador será o Acadêmico Ruy Castro e será na próxima terça-feira, 18 de novembro, às 15h30.

Minha Vida de Menina publicado em 1942, em forma de diário de uma adolescente que morava em Diamantina, Minas Gerais - uma cidade que fora símbolo da era da mineração, mas que então vivia em franca decadência após a abolição da escravatura e da proclamação da República - foi adaptado para o cinema em 2004 por Helena Solberg, com o título Vida de Menina.

Segundo Helena, o filme evoca, com delicadeza e lucidez, a formação de uma voz feminina no Brasil do fim do século XIX. “Ao transformar este testemunho íntimo em linguagem cinematográfica, a obra revela as tensões de uma sociedade pós escravidão e patriarcal, preservando o frescor e a inteligência crítica do texto original. Diamantina torna-se cenário e personagem de uma narrativa sobre identidade, transgressão e memória”.

A cineasta vai contar como transformou o diário em linguagem cinematográfica, evidenciando a relação entre escrita e cinema na representação da identidade, da memória e da transgressão feminina.

A entrada é gratuita e as inscrições podem ser feitas pelo link: https://www.even3.com.br/diario-e-transgressao-ou-o-refugio-do-eu-644143. Haverá transmissão ao vivo pelo canal da ABL no YouTube pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=-wYCPf9R83s

Na apresentação do filme, Helena Solberg discutirá como o livro, escrito em formato de diário por uma garota provinciana do final do século XIX, revela tensões de uma sociedade pós-escravidão e patriarcal, preservando o frescor, a crítica e a inteligência do texto original.

Na próxima terça-feira (25), às 16h, o jornalista e escritor Lira Neto conferência “Oswald de Andrade: mau selvagem”, quarta do ciclo “Literatura e Memória”.

Sobre Helena Solberg

Vida de Menina foi o maior filme de Helena Solberg. Foi o grande vencedor do Festival de Gramado de 2005, onde recebeu seis Kikitos inclusive Melhor Filme. Helena Solberg iniciou sua carreira com o Cinema Novo. Seus primeiros filmes, A Entrevista e Meio-dia foram rodados nos anos 60. Durante vários anos dirigiu e produziu mais de 17 documentários de longa-metragem sobre a América Latina e o Brasil. Seu filme Das Cinzas… Nicaragua recebeu o prestigioso National Emmy Award.

Em 1994 dirigiu Carmen Miranda: Bananas Is My Business que foi lançado nos cinemas nos EUA e no Brasil, convidado a muitos festivais e ganhou vários troféus. Em 2009, lançou o documentário de longa-metragem Palavra (En)cantada, que recebeu o prêmio de Melhor Direção no Festival Internacional do Rio. Em 2013 lançou o documentário A Alma da Gente, codirigido com David Meyer, que recebeu o prêmio de Melhor Filme no 4º Cine Fest Brasil - Montevideu e Melhor Documentário no Festival de Cinema de Natal do mesmo ano.

O documentário Meu Corpo Minha Vida, sobre a questão do aborto no Brasil, foi produzido em 2017. Seu mais recente filme é o longa-metragem Um Filme Para Beatrice, 2023, uma cinebiografia.

Ficha técnica

Roteiro: Elena Soárez, Helena Solberg
Elenco: Ludmila Dayer, Daniela Escobar, Dalton Vigh, Camilo Bevilacqua, Lígia Cortes, Maria de Sá, Lolô Souza Pinto, Benjamin Abras, Luciano Luppi
Empresa Produtora: Radiante Filmes Ltda.
Produção: David Meyer
Produção Executiva: David Meyer
Direção de Produção: Marcelo Ferrarini
Direção Fotografia: Pedro Farkas
Operador de Câmera: Rodrigo Toledo
Iluminador: Pedro Farkas
Fotografia de Cena : Beatriz Perrella
Montagem/Edição: Diana Vasconcellos
Estúdio Montagem/Edição: Afinal Filmes
Direção de Arte: Roberto Mainieri
Cenografia: Roberto Mainieri
Figurino: Marjorie Gueller
Produção de Arte: Luciana Lamounier
Maquiagem: Lu de Moraes
Cabeleireiro: Bob Paulino
Técnico de Som Direto: Paulo Ricardo Nunes
Edição Som: Filmosonido
Mixagem: Filmosonido
Estúdio Som: Filmosonido
Autor da Trilha: Wagner Tiso
Descrições das Trilhas: Panis Agelicus, Jardim Secreto, Flor do céu Biribiri, Luizinha, Carnaval e Castelos, Sinos, Laschia qu’io Pianga (Handel), É a ti, flor do céu

11/11/2025