Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Godofredo de Oliveira Neto conversa sobre seu último romance

Godofredo de Oliveira Neto conversa sobre seu último romance

 

O Acadêmico Godofredo de Oliveira Neto faz hoje, dia 8, às 19h, na Livraria Janela do Jardim Botânico, um bate-papo sobre seu último romance “O desenho Extraviado de Hieronymus Bosch”.  Rodrigo Fonseca. 

O romance se passa nos dias atuais em Nova York, Veneza e Florianópolis. Luigi, especialista em Letras, dublê de advogado, filho de pai desconhecido e mãe de família italiana,vai a Nova York em busca de um esboço de autoria do pintor Bosch - “A extração da pedra da loucura”, guardado no cofre de um banco americano.

Esse esboço do século XVI está com a sua família desde o início do século XX. Lá chegando, descobre que o quadro está em Veneza com um membro distante da família. Após encontros malogrados e estranhos, com a realidade se fundindo a cenas imaginárias e alucinantes, resta a Luigi o conforto afetivo de Florianópolis que, no entanto, lhe é sinônimo de ciúmes opressivos. Luigi foi manipulado pela família? Pelo tio mafioso ou pelo primo sem escrúpulos? O vírus respiratório que assola o mundo potencializa o seu estado melancólico?

“A extração da pedra da loucura” é um dos quadros da primeira fase do pintor holandês Hieronymus Bosch (1450-1516), e encontra-se hoje no Museu do Prado, em Madrid. A obra mostra uma espécie de operação cirúrgica que se realizava durante a Idade Média, e que consistia na extirpação de uma pedra que seria a causa da loucura do homem. “A esquisse do Bosch é falsa, a verdadeira nunca saiu de Veneza. Tio Domênico foi encontrado morto em um hotel de São Paulo, amarrado a uma cadeira, nu, com uma peruca loira comprida(...) Mas quem o amarrou e por que?”

Publicado em outros países com o título de Esquisse, palavra francesa radicada remotamente no italiano schizzo, de provável origem onomatopaica, a ideia geral deste romance é que a obra literária desenvolve-se a partir de um esboço e pode render mais, como, aliás, o autor demonstra sobejamente na habilidade com que tece as tramas e conduz os personagens. Ousado e demolidor, “O desenho extraviado de Hieronymus Bosch” alinha-se às pequenas grandes obras desses tempos tão velozes.

Em uma entrevista à Oasys Cultural, o Acadêmico explica que Luigi é um personagem irresoluto. “Ele está à procura do esboço de um quadro do Bosch que seria da sua família, mas na verdade ele está à procura de si mesmo. Ele vê a sua vida como um esboço de vida, daí o mergulho psicológico da narrativa. Daí também as fake news, mistura de verdade e mentira. Toda obra ficcional também começa assim, desfocada no início, como as fotos nas redes, e vai ganhando nitidez durante a composição da obra. Tal um esboço, uma esquisse, de um quadro.”

E explica de onde surgiu a ideia de contar a história:

Fui professor por um semestre na Universidade Ca’Foscari, em Veneza. Ao lado, há um museu com obras do Bosch, uma das suas fases mais impressionantes. De uma beleza ímpar, mas de assustar. Visitei o museu 11 vezes e os quadros atemorizadores. Já tinha visto o quadro “A extração da pedra da loucura”, do Bosch, no museu do Prado, em Madrid. Comecei a escrever a partir das sensações provocadas por essa experiência.”

 

 

 

 

 

 

 

 

08/11/2023