Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Exposição "Ilustração na Literatura Brasileira"

Exposição "Ilustração na Literatura Brasileira"

 

A Biblioteca Rodolfo Garcia inaugura no dia 6 de novembro, quinta-feira, às 18h30min, a Exposição "Ilustração na Literatura Brasileira". A mostra reúne 43 obras ilustradas de Acadêmicos.

Endereço: Avenida Presidente Wilson, 231, 2º andar (Palácio Austregésilo de Athayde), Castelo, Rio de Janeiro.

Saiba Mais

"Quando a ilustração realça o texto"

Depois de uma primeira exposição em que a Academia Brasileira de Letras mostrava, no primeiro semestre, dedicatórias dos autores a Machado de Assis em seus livros, a Casa volta a oferecer outra exposição tão instigante quanto inédita: a convergência de grandes nomes das artes plásticas ilustrando livros de importantes escritores brasileiros.

Melhor que falar é prestar atenção no trabalho de artistas como Ademir Martins ao interpretar Os Sertões de Euclides da Cunha; ou a gravadora Fayga Ostrower, também pintora e desenhista, traduzindo imagens de O Cortiço de Aluísio Azevedo. Será interessante avaliar o trabalho de Glauco Rodrigues sobre o livro Iracema de José de Alencar. Ou o pintor, ilustrador e desenhista Gonçalo Ivo trabalhando sobre a escrita do pai, o Acadêmico Lêdo Ivo.

O caricaturista J. Carlos escolheu Carlota Joaquina, do Acadêmico Raimundo Magalhães Júnior, enquanto o pintor Alfredo Volpi traduziu plasticamente a obra da Acadêmica Ana Maria Machado, Era uma vez três. Outro importante nome entre os ilustradores dessa exposição brasileira, Tomás Santa Rosa escolheu o livro de Silvio Romero, Folclore brasileiro: contos populares do Brasil, editado em 1956.

Machado de Assis também não foi esquecido nesta exposição que temos a honra de apresentar: o gravador, desenhista, ilustrador, muralista e professor Napoleon Potyguar Lazzarotto, o Poty, que em 1989 se inspirou na obra Papéis Avulsos do grande patrono desta Academia para oferecer sua interpretação pictórica.

Há muito o que observar. Então comece a sua viagem e aproxime-se do mundo da arte e dos seus criadores.

Cícero Sandroni
Presidente da Academia Brasileira de Letras

05/11/2008

03/11/2008 - Atualizada em 03/11/2008