Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Exposição Comemorativa dos 70 anos do Acadêmico Marcos Vilaça é inaugurada na ABL

Exposição Comemorativa dos 70 anos do Acadêmico Marcos Vilaça é inaugurada na ABL

 

A Academia Brasileira de Letras convida para a abertura da Exposição Comemorativa dos 70 anos do Acadêmico Marcos Vinícius Vilaça,  a ser realizada no dia 16 de julho, quinta-feira, às 17h30min, no Centro Cultural da ABL, no 1º andar, em homenagem ao aniversário de seu ex-presidente (2006-2007).

A exposição estará aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h, até o dia 31 de agosto. A entrada é franca.

Saiba mais

Marcos Vinicios Rodrigues Vilaça é advogado, jornalista, professor, ensaísta e poeta, membro da Academia Brasileira de Letras, da Academia Pernambucana de Letras, sócio correspondente da Academia das Ciências de Lisboa (Câmara de Letras), correspondente estrangeiro da Academia Internacional da Cultura Portuguesa e Ministro do Tribunal de Contas da União.
 
Na Academia Brasileira de Letras, Vilaça é o sétimo ocupante da cadeira 26. Foi eleito em 1985, na sucessão de Mauro Mota, seu conterrâneo. Tomou posse como Presidente da ABL em 15 de dezembro de 2005, quando desempenhou dois anos de uma presidência rica em eventos abertos ao público e de produção cultural.
 
Na Academia Pernambucana de Letras, é o primeiro ocupante da cadeira 35, tendo sido eleito em 1965, e atualmente é o seu mais antigo membro. Ficou à frente do desafio vivido pelos intelectuais pernambucanos que não possuíam sede própria para sua Academia e, como empreendedor que sempre foi, em sua presidência, a Academia Pernambucana de Letras conseguiu sua sede própria. É presidente honorário da Instituição.
 
Atualmente, como membro de inúmeras instituições culturais, destacamos o Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural, na qualidade de representante da sociedade civil (Ministério da Cultura), o Conselho Editorial da Revista Portuguesa e Brasileira de Gestão – RPBG (Fundação Getúlio Vargas) e o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro.

14/7/2009

14/07/2009 - Atualizada em 13/07/2009