Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Evento Cool Japan - Ênfase no pop japonês e seus desdobramentos no Brasil acontece na ABL

Evento Cool Japan - Ênfase no pop japonês e seus desdobramentos no Brasil acontece na ABL

 

No dia 28 de novembro, a Academia Brasileira de Letras convidou para o evento "Cool Japan - Ênfase no pop japonês e seus desdobramentos no Brasil" que foi realizado no Teatro R. Magalhães Jr., das 13h30 às 17h30, com uma série de palestras e a presença inédita da Embaixadora Misako Aoki.
 
No hall do prédio da ABL, no 1º andar, esteve exposta a exposição “Dreamland: Uma Pequena Viagem ao Anime e Mangá”, aberta ao público de segunda a sexta-feira, de 8 a 28 de novembro.

Programação:

13h30 - 13h40
Boas vindas com palavras do presidente da Academia Brasileira de Letras, Cícero Sandroni e o Cônsul-Geral do Japão, Yoshihiko Arakawa.

13h40 - 14h40
Palestra do Pesquisador de Cultura Pop Japonesa e produtor das embaixadoras Kawaii do Japão, Takamasa Sakurai

14h40 - 15h40
Performance da Embaixadora Kawaii, Misako Aoki e apresentação do grupo de moda Harajuku e modelos vestidas de Lolita do Instituto Zuzu Angel

15h40 - 16h10
Comentários Dr. Cícero Sandroni, Hermano Vianna, Ronaldo Lemos e Celina de Farias

16h10 - 16h40
Sessão de Fotos

16h40 - 17h20
Performance de cosplayers de São Paulo e Rio de Janeiro

17h30 – Encerramento 

Saiba mais

Misako Aoki
Embaixadora Kawaii do Japão

Modelo de revistas de moda,foi nomeada em fevereiro de 2009 “Embaixadora Kawaii” pelo Ministério das Relações Exteriores do Japão com a finalidade de promover a cultura pop japonesa no exterior.

Foi modelo para o catálogo da marca “Baby, the Stars shine bright” do filme “Kamikaze Girls”, de grande sucesso de público.
Com fãs pelo mundo inteiro, foi uma das estrelas do festival “Japan Expo”, realizado na França em 2008 e 2009, onde foi calorosamente recebida.

Em agosto, visitou a Itália e Coréia com a missão de difundir o conceito “Kawaii” entre os jovens.

Takamasa Sakurai
Palestrante, Consultor das Embaixadoras Kawaii do Japão

Produtor de conteúdos em mídia, presidente da empresa Contents Street, membro da Comissão Intelectual das Relações Diplomáticas da Cultura Anime, do Ministério das Relações Exteriores do Japão e Escritor.

Graduou-se em Política Econômica na Universidade de Waseda. Trabalhou como escritor e editor em grandes editoras no Japão, publicando vários livros de não-ficção. Foi produtor de programas de rádio. No início da popularização da internet, produziu inúmeros web e mobile sites, além de se dedicar à educação de estudantes universitários. Participou ativamente da realização de diversos eventos como produtor e moderador, contando com a parceria de artistas famosos, diretores de filmes, empresários, entre outros. Atualmente, junto com a publicação de livros, projetos para empresas e repartições públicas, pesquisa a assimilação da Cultura Pop Japonesa, como anime (animação japonesa) e moda em diversos países.

Atua na implementação do projeto “Pop Culture Bunka Gaiko” (Relações Diplomáticas através da Cultura Pop) realizando palestras e eventos na Itália, Suíça, Espanha, Alemanha, França, Arábia Saudita, Camboja, Tailândia, Vietnã, Laos e Coréia do Sul.

Em 26 de fevereiro de 2009, foi nomeado consultor da Embaixadora Kawaii. Lançou o livro “ Anime Bunka Gaikou” (Relações Diplomáticas através da Cultura Anime) pela editora Chikuma Shinsho. Está escrevendo a matéria “Kawaii Bunka Okkake Nikki” (Diário de Acompanhamento da Cultura Kawaii) para o periódico “ ASCII”. Lançará em breve a análise “Sekai Kara Mita Kawaii” ( A Cultura Kawaii vista pelo Mundo) pela editora PHP Shinsho.

28/11/2009

26/11/2009 - Atualizada em 26/11/2009