Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Estágio complementa formação e abre as portas do mercado de trabalho

Estágio complementa formação e abre as portas do mercado de trabalho

 

Os estudantes que desejam ingressar no mercado de trabalho devem ficar atentos. O início do ano é uma ótima época para se conseguir um estágio, pois diversas empresas abrem novas oportunidades. Mas qual é o motivo da busca incessante dos alunos por estágios? Afinal, por que eles são tão importantes?

O estágio permite que o estudante adquira um conhecimento mais aprofundado sobre a área em que vai atuar. Facilita a assimilação das matérias curriculares, pois é através dele que o aluno coloca em prática tudo o que aprendeu na sala de aula. Para as empresas, o estágio permite a descoberta de novos talentos, preparando-a para o futuro, além de ser um meio de recrutamento barato.

Segundo o Superintendente Executivo do Instituto Brasileiro Pró Educação, Trabalho e Desenvolvimento (ISBET), Luiz Guimarães Mesquita, o estágio é a porta de entrada para o mercado de trabalho. "A escola brasileira traz o academicismo como campo permanente. O aluno recebe centenas de informações, mas desconhece a aplicação prática delas. A única maneira de aliar teoria à prática é por meio do estágio. Dentro dele, até mesmo antes da conclusão da graduação, o estagiário já se posiciona como profissional", afirma.

Guimarães diz ainda que não há um momento certo para a procura do estágio. "O estágio deve ocorrer em qualquer momento da vida universitária, pois o importante é a vivência prática dentro da empresa. Em um primeiro momento, o estágio, seja em que época for realizado, serve para o desenvolvimento do aluno, que aprende a ter responsabilidade, cumprir horários, respeitar ordens e a conhecer o sistema de trabalho de uma instituição", diz ele.

O presidente do Conselho de Administração do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) Amaldo Niskier, concorda com a posição de Luiz, dizendo que a hora certa de começar a procura por estágios depende de cada um. "Alguns cursos fazem exigência de que o estudante tenha cursado algumas disciplinas para início do estágio. No entanto, na maioria dos casos, o momento correto de iniciar a vida profissional é aquele em que o estudante demonstra garra e muita disponibilidade para adquirir novos conhecimentos. O estágio abre diversas frentes na carreira, por isso, é essencial buscar uma oportunidade o quanto antes", declara.

Os estudantes devem ficar atentos às condições oferecidas pela empresa. O objetivo do estágio é fazer o aluno entrar em contato com a profissão escolhida. Para Luiz Guimarães, para que um estágio seja bem aproveitado é necessário que ambas as partes - estudante e empresa - desenvolvam um compromisso com a atividade. "O estagiário deve estar aberto ao conhecimento e ser humilde, o que envolve perguntar quando tiver dúvidas. Deve, principalmente, ter consciência de que está ali para aprender. Da mesma forma, a empresa precisa ter em mente que possui uma 'argamassa' pronta a ser moldada, de boa ou má forma. Isso só dependerá dela, do modo como vai dirigir o estágio. A empresa tem o poder de transformar o aluno num ótimo ou num péssimo profissional". Na opinião de Guimarães, experiências anteriores são diferenciais para a obtenção de um emprego, mas não de um estágio. As empresas buscam estudantes pró-ativos, ou seja, com espírito de iniciativa e empreendedorismo. "Hoje crianças de três anos já sabem operar um computador. E elas não possuem experiência alguma. Tudo depende da capacidade e vontade de aprender que cada uma traz consigo, afirma. Arnaldo Niskier destaca as principais características de um bom estágio. “As atividades devem ser bem delimitadas e relacionadas com o curso do estagiário; o ambiente precisa ser favorável à aquisição e aplicação de conhecimentos e a supervisão deve ser capaz de assumir o papel de educadora e gestora do estudante", afirma. Para ele, o estágio contribui com os empregos que virão posteriormente. "Os recém-formados que passaram por programas de estágio durante a vida acadêmica apresentam um diferencial competitivo e possuem mais chances de serem aprovados em processos seletivos futuros", diz Niskier.

Todos os estudantes com idade igual ou superior a 16 anos regularmente matriculados em instituições de ensino médio ou superior podem participar de programas de estágio, que deve ser um complemento ao que é aprendido na faculdade. Portanto, jamais pode atrapalhar os estudos. ,A. atual legislação dispõe que a jornada de atividade é livre, desde que seja compatível com o horário escolar do estudante. Uma nova lei, que limita a carga horária a seis horas diárias, aguarda o referendo da Câmara dos Deputados. Se for sancionada, modificará vários dispositivos da legislação atual.

Uma das maiores vantagens do estágio é que muitas empresas contratam os estudantes ao término da graduação. É mais vantajoso ter um profissional que já conhece a rotina interna da organização do que fazer uma série de seleções para buscar alguém que se adeque ao perfil da empresa. Segundo Arnaldo Niskier, a maioria dos estudantes que passam pelo CIEE é aproveitada após o período de estágio.

"Anualmente, cerca de 60 mil jovens ingressam em Programas de estágio por intermédio do CIEE no Rio de Janeiro. Cerca de 60% dos estudantes que fazem estágio em empresas privadas são aproveitados e efetivados ao término do Programa", afirma. No Rio de Janeiro os principais órgãos que encaminham os estudantes para as empresas são: a Fundação Movimento Universitário de Desenvolvimento Econômico e Social (Mudes); o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE); o Instituto Brasileiro pró Educação, Trabalho e Desenvolvimento (Isbet); o Núcleo Brasileiro de Estágios (Nube) e a Central de Estágios (CeIre).


Os segredos para se sair bem na entrevista...

O estudante procura uma vaga adequada ao seu perfil, se candidata e é chamado para a entrevista. E agora, o que fazer? Como se comportar? O que dizer? Essas são perguntas freqüentes na vida dos candidatos a uma vaga de estágio. Em entrevista à FOLHA DIRIGIDA, a psicóloga e analista de recrutamento e seleção da Fundação Mudes, Daniela Fernandes Cordeiro, esclarece algumas dessas dúvidas.

COMO O CANDIDATO DEVE SE COMPORTAR DIANTE DO ENTREVISTADOR?

Em primeiro lugar, é preciso ter consciência de que a entrevista é uma avaliação e de que o candidato está sendo observado em diversos aspectos. A postura, a aparência e a forma de falar são fatores que podem levantar ou derrubar um candidato. O que o estudante precisa fazer é se preparar e ficar calmo. Buscar informações sobre a empresa é essencial. Em muitas entrevistas é perguntado ao candidato se ele conhece a visão da empresa e se identifica com ela. Se ele não buscou informações, não conseguirá se sair bem nesta etapa.

QUAL A ROUPA ADEQUADA PARA IR A UMA ENTREVISTA?

Normalmente não dá para saber se a empresa é formal ou informal sem estar trabalhando dentro dela. Assim, é melhor optar sempre pelo formal. As mulheres devem evitar decotes, estampas, maquiagem e bijuterias exageradas. Os homens nunca devem usar boné ou bermudas. Sempre retirar piercings. O ideal é não usar nada que chame a atenção. Por isso, cores sóbrias são perfeitas para estas ocasiões. É importante lembrar que o objetivo da entrevista é destacar as qualidades do candidato e não seus atributos físicos.

O QUE DEVE E O QUE NÃO DEVES SER DITO?

É claro que o candidato deve sempre valorizar suas qualidades. Mas se for perguntado a respeito dos defeitos, é preciso ser sincero e explicitar o desejo de melhorá-los. Um erro que jamais pode ser cometido é o de falar mal de outras instituições, chefes ou experiências anteriores, ou usar isso como o motivo principal de saída da empresa.

QUAIS OS ERROS MAIS COMUNS COMETIDOS PELOS CANDIDATOS?

O mais comum deles é não estar vestido adequadamente. Outro erro freqüente é tentar ficar íntimo demais do entrevistador, achar que ele é seu melhor amigo. Por mais simpática que a pessoa que está realizando a entrevista seja, o candidato deve manter a postura formal, não esquecendo de que objetivo do processo é ingressar no mercado de trabalho.

Folha Dirigida (RJ) 15/1/2008

15/01/2008 - Atualizada em 15/01/2008