Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Escritora Marisa Lajolo faz palestra na ABL dando continuidade ao Ciclo de Conferências “Cadeira 41”

Escritora Marisa Lajolo faz palestra na ABL dando continuidade ao Ciclo de Conferências “Cadeira 41”

 

A Academia Brasileira de Letras realizou sua terceira palestra do Ciclo de Conferências Cadeira 41, proferida pela escritora Marisa Lajolo. O tema foi Na classe, com Mestre Candido. A coordenação do Ciclo é da Acadêmica Ana Maria Machado. O evento foi realizado, no dia 19 de setembro, no Teatro R. Magalhães Jr., Avenida Presidente Wilson 203 - Castelo, Rio de Janeiro.

A intitulação Cadeira 41 remonta aos tempos de fundação da ABL, em 20 de julho de 1897. Criada nos mesmos moldes da Academia Francesa, o número máximo de Acadêmicos era 40, o que continua até os dias de hoje. Este Ciclo, no entanto, pretende apresentar quatro nomes que poderiam ocupar, em suas épocas, uma dessas Cadeiras e que, por razões diferentes e individuais, não se tornaram membros da Academia.

A Acadêmica e escritora Ana Maria Machado é a coordenadora geral dos Ciclos de Conferências de 2019.

Os Ciclos de Conferências, com transmissão ao vivo pelo portal da ABL, têm o patrocínio da Light.

Foram fornecidos certificados de frequência.

O Ciclo Cadeira 41 terá mais uma palestra, que será realizada no dia 26, quinta-feira, no mesmo local e horário, e terá como palestrante o Acadêmico Cacá Diegues e como tema Com Jorge de Lima no coração.

A Conferencista

Marisa Lajolo é formada em Letras pela USP, onde também defendeu Mestrado e Doutorado. Desenvolveu Pós-doc na Brown University. É autora de vários livros e tem textos incluídos em muitos outros. Com Regina Zilberman, publicou várias obras sobre literatura no Brasil.

O livro que organizou com J. L. Ceccantini, Monteiro Lobato livro a livro - obra infantil (Edunesp/Imprensa Oficial)  ganhou o Prêmio Jabuti  e foi considerado o  "Livro do Ano" de 2008. Sua biografia romanceada de Gonçalves Dias, O Poeta do Exílio (FTD)   ganhou o prêmio de Melhor Obra de Literatura Infantojuvenil da Academia Brasileira de Letras em 2011. Com Lilia Moritz Schwarcz, acabou de publicar Reinações de Monteiro Lobato: uma biografia (Cia das Letrinhas). É professora aposentada da Unicamp e leciona atualmente na Universidade Presbiteriana Mackenzie. 

Leitura complementar

A Biblioteca Rodolfo Garcia disponibiliza seu acervo para pequisa e leitura de obras relacionadas ao tema desta conferência, como "O que é literatura", "Formação da literatura brasileira : (momentos decisivos)" e "Iniciação à literatura brasileira : (resumo para principiantes)".

Para consultar mais materiais como os citados, acesse o link abaixo e visite os "Levantamentos bibliográficos" realizados para este evento.

Sophia Acervo

 

12/09/2019

Notícias relacionadas

Vídeos relacionados