Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Escritor português Arnaldo Saraiva toma posse como Sócio Correspondente na ABL

Escritor português Arnaldo Saraiva toma posse como Sócio Correspondente na ABL

 

O professor, investigador científico e literário, ensaísta, cronista e poeta Arnaldo Saraiva, catedrático de Literatura Brasileira da Universidade do Porto, tomamá posse como Sócio Correspondente da Academia Brasileira de Letras, para ocupar a Cadeira nº 6 do respectivo Quadro, na sessão acadêmica que acontece hoje, 24 de setembro, às 16h, no Petit Trianon.

Arnaldo Saraiva, que substituirá a filóloga e professora de literaturas neo-românicas, Luciana Stegagno-Picchio, falecida no ano passado, será recebido pelo poeta e Acadêmico Antonio Carlos Secchin, que fará o discurso de recepção.

O evento terá transmissão ao vivo pelo Portal da ABL.

Saiba mais

Arnaldo Saraiva

Arnaldo Saraiva é licenciado em Filologia Românica pela Faculdade de Letras de Lisboa, doutorou-se na Faculdade de Letras do Porto, onde exerceu a função de docente de Estudos Brasileiros e Africanos. Foi leitor de Língua e Literatura Portuguesa e Brasileira na Universidade da Califórnia, em Santa Bárbara (EUA) e professor convidado da Universidade de Paris III (Sorbonne Nouvelle). Fez estudos superiores no Rio de Janeiro, onde preparou a tese “Carlos Drummond de Andrade: do Berço ao Livro”. Em Paris estudou sob orientação de Roland Barthes, A.J. Greimas e Gérad Genette, e estudos superiores em Urbino. Foi dirigente da Cooperativa Árvore e do Boavista Futebol Clube.

Colaborador da Radiotelevisão Portuguesa, da Radiodifusão Portuguesa (Antena1) e de várias publicações portuguesas e estrangeiras, também participou da Enciclopédia Luso-Brasileira de Cultura. Fundador do Centro de Estudos Pessoanos, co-dirigindo a revista Persona e o Jornal O Boavista do qual foi fundador. Está representado na Antologia dos Poetas Brasileiros - Fase Moderna, de Manuel Bandeira e Walmir Ayala e na Antologia da Novíssima Poesia Portuguesa, de Maria Alberta Menéres e E. M. de Melo e Castro.

  23/9/2009     

23/09/2009 - Atualizada em 22/09/2009