Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Escritor Alberto Mussa encerra ciclo "Cadeira 41" com a conferência "Silas de Oliveira, poeta épico"

Escritor Alberto Mussa encerra ciclo "Cadeira 41" com a conferência "Silas de Oliveira, poeta épico"

 

Academia Brasileira de Letras encerrou o 5º Ciclo de Conferências do ano, "Cadeira 41", que tem como objetivo apresentar quatro nomes que poderiam ocupar, em suas épocas, uma das Cadeiras da ABL e que, por razões diferentes e individuais, não se tornaram membros da Academia. Na próxima quinta-feira, 25 de agosto, às 17h30, o escritor Alberto Mussa apresentará a conferência "Silas de Oliveira, poeta épico". Na semana anterior, “Teodoro Sampaio” foi o tema da conferência ministrada pelo escritor e compositor Nei Lopes. O ciclo "Cadeira 41" contou com a coordenação da Acadêmica e escritora Ana Maria Machado e foi realizado às quintas-feiras do mês de agosto, às 17h30, na Sala José de Alencar.

Sobre o conferencista

Alberto Mussa nasceu no Rio de Janeiro em 1961. Sua ficção abarca o conto e o romance, com destaque para o "Compêndio Mítico do Rio de Janeiro" — série de cinco novelas policiais, uma para cada século da história carioca. Recriou a mitologia dos antigos tupinambás. Estudou a gênese pré-histórica dos mitos sobre a origem do fogo; traduziu a poesia árabe pré-islâmica e escreveu, com Luiz Antônio Simas, uma história do samba de enredo. Premiada e estudada no Brasil e no exterior, sua obra está publicada em 19 países e 16 idiomas.

 

18/08/2022