Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Em entrevista ao jornal “La Nueva España”, Acadêmica Nélida Piñon afirma: “Não creio que a humanidade dispense o Verbo, a menos que nos entreguemos a uma barbárie”

Em entrevista ao jornal “La Nueva España”, Acadêmica Nélida Piñon afirma: “Não creio que a humanidade dispense o Verbo, a menos que nos entreguemos a uma barbárie”

 

A Acadêmica e escritora Nélida Piñon está na Espanha, onde participou, de 7 a 12 de maio deste ano, da programação do “Ciclo da Palavra” do Centro Cultural Internacional Oscar Niemeyer de Avilés (Principado de Astúrias, Espanha). Convidada especial do evento, ela se apresentou no dia 9 e foi a única brasileira relacionada na programação. No dia 14, o jornal La Nueva España publicou entrevista da escritora, na qual ela afirma que está sempre aprendendo: “Sem a palavra não somos muito. A palavra diz o que tem de dizer, tem seu mistério, somos criaturas muito misteriosas. Não creio que a humanidade dispense o verbo, a menos que nos entreguemos a uma barbárie”.

Em suas edições anuais, o ciclo conta apenas com vencedores de prêmios Nobel, Cervantes e Astúrias, este último recebido por Nélida Piñon em 2005. Na oportunidade, ela tornou-se o primeiro escritor de língua portuguesa a receber a premiação, e foi indicada por um júri formado por 20 intelectuais espanhóis, presidido pelo Presidente da Real Academia, Don Victor Garcia de La Concha, em Oviedo, Espanha. O Prêmio foi entregue pelos Príncipes de Astúrias no dia 21 daquele ano, em Oviedo. A autora chegou às últimas votações do júri ao lado dos escritores norte-americanos Paul Auster e Philip Roth e do israelense Amos Oz.

Veja também

Perfil da ABL no Twitter
Comente o evento no Orkut
Curta no Facebook

16/5/2013

16/05/2013 - Atualizada em 15/05/2013