Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Elis & Tom na ABL

Elis & Tom na ABL

 

Fãs do melhor da bossa nova e do cinema brasileiro têm um encontro marcado no próximo dia 17 de agosto na ABL. No Teatro R. Magalhães Jr., às 18h, será exibido o documentário “Elis & Tom, só tinha que ser com você”, que tem direção de Roberto de Oliveira, roteiro de Nelson Mota e produção de Diogo Pires Gonçalves.

O filme mostra os bastidores e todos os dramas e tensões que cercaram as gravações do álbum “Elis &Tom” em 1974, em Los Angeles, a ponto de o projeto quase ser interrompido.  No fim, no entanto, a força da música se sobrepôs e conduziu Elis Regina, Tom Jobim e um grupo de jovens músicos talentosos a uma obra-prima. Com uma câmera de 16 mm, Roberto de Oliveira captou os ensaios e a gravação. As imagens, agora, foram restauradas em 4K. O LP tornou-se emblemático na música brasileira, e foi um dos mais vendidos no mundo, com a gravação antológica de Águas de Março.

O filme foi exibido no Festival do Rio em 2022 e na 46ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, onde ganhou o prêmio da crítica de Melhor Filme Brasileiro. Foi também exibido para players no Marché du Film do Festival de Cannes. Já passou pelo Festival do Cinema Brasileiro em Lima, no Festival de cinema Brasileiro em Paris e em In-Edit 2023. Tem estreia no circuito brasileiro marcada para 21 de setembro, com distribuição da 02 Play, da 02 Filmes.

No documentário, o espectador é levado numa viagem no tempo, participando de momentos de conflito e também de pura alegria, revelando momentos íntimos do processo criativo e das personalidades extraordinárias desses artistas. A produção é também um emocionante reencontro do diretor com os artistas e o material filmado há quase cinco décadas.

“Elis & Tom, Só tinha que ser com você” teve as suas primeiras exibições no Festival do Rio 2022 e na 46ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo – neste último, ganhou o prêmio da crítica de Melhor Filme Brasileiro. Em maio de 2023, a produção foi exibida a importantes players em um market screening no Marché du Film do Festival de Cannes, grande evento do mercado cinematográfico internacional. O filme também já passou pelo Festival de Cinema Brasileiro em Lima (Peru), Festival de Cinema Brasileiro em Paris (França) e In-Edit 2023.

Ficha técnica

Uma produção Rinoceronte Entretenimento

Um filme de Roberto de Oliveira

Dirigido por Roberto de Oliveira e Jom Tob Azulay

Roteiro de Roberto de Oliveira e Nelson Motta Produzido por Diogo Pires Gonçalves

Produção Executiva: Renata Leite Montagem: João Wainer Direção de Fotografia 1974: Fernando Duarte

Direção de Fotografia 2020/2021: João Wainer Direção de Pós-Produção: André Wainer

Pesquisa de Imagens: Antonio Venancio

Supervisão Geral de Som: Tejo Damasceno

Edição e Concepção de Trilha Sonora: Tejo Damasceno e Tami Belfer 

Mixagem: Eduardo Hamerschlak e Israel Vieira

Edição e Som: Luiz Felipe Lamussi e Israel Vieira

08/08/2023