Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Editora Leitura lança antologia de 'Ficção' na Academia Brasileira de Letras

Editora Leitura lança antologia de 'Ficção' na Academia Brasileira de Letras

 

Na segunda metade da década de 70, o Rio de Janeiro abrigou uma publicação que marcou o jornalismo literário. Através de um estilo gráfico contemporâneo, jovial e moderno, a revista Ficção nasceu com a preocupação de levar bons textos aos leitores comuns. A resposta positiva do mercado aos editores Cícero e Laura Sandroni, Eglê Malheiros, Fausto Cunha e Salim Miguel chegou através dos mais de 200 mil exemplares vendidos só no primeiro ano.

A Editora Leitura lançou na Academia Brasileira de Letras a antologia Ficção - Histórias para o prazer da leitura, organizada pelo escritor Miguel Sanches Neto. Entre os 50 contos selecionados, textos dos acadêmicos Cícero Sandroni - criador do slogan que acompanha o nome da revista -Nélida Piñon, Moacyr Scliar, Lêdo Ivo, João Ubaldo Ribeiro, Machado de Assis e João do Rio, pseudônimo de Paulo Barreto.

Considerada um verdadeiro tributo ao conto e com distribuição nacional em bancas de jornais e livrarias, todos queriam publicar na 'Ficção'. A última edição da revista foi em setembro de 1979.

Capa do livro de Miguel Sanches Neto

20/08/2007 - Atualizada em 19/08/2007