Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Economista e escritor, Eduardo Giannetti toma posse na Academia Brasileira de Letras

Economista e escritor, Eduardo Giannetti toma posse na Academia Brasileira de Letras

 

A cerimônia de posse do escritor, professor e economista Eduardo Giannetti foi realizada na sexta-feira, 12 de agosto, às 21h, no Petit Trianon, na sede da Academia Brasileira de Letras, no Centro do Rio e contou com transmissão ao vivo pelo site da ABL e pelo canal de Youtube da Instituição. Eduardo Giannetti passa a ocupar a Cadeira 2 da Academia Brasileira de Letras, sucedendo ao filósofo e professor Tarcísio Padilha, que faleceu no dia 9 de setembro de 2021. Os ocupantes anteriores da Cadeira 2 foram: Coelho Neto (fundador) – que escolheu como patrono Álvares de Azevedo –, João Neves da Fontoura, João Guimarães Rosa e Mário Palmério.

Os Acadêmicos Antonio Carlos Secchin, Edmar Lisboa Bacha e Zuenir Ventura conduziram o Acadêmico Eduardo Giannetti ao Salão Nobre. A Acadêmica e escritora Rosiska Darcy de Oliveira fez a entrega do colar. Já a espada foi entregue pelo Acadêmico e escritor Arnaldo Niskier. A entrega do diploma foi realizada pelo Acadêmico e músico Gilberto Gil. Após declarado empossado, o Acadêmico e poeta Antonio Cícero fez o discurso de recepção do Acadêmico Eduardo Giannetti.

Em seu discurso de posse, Giannetti definiu a Academia Brasileira de Letras como uma "obra do tempo e das gerações, uma espécie de parceria e a aliança sempre renovadas entre os que vivem, os que já morreram e os que ainda irão nascer" e afirma que, pela diversidade de perfis dos ocupantes, a Cadeira 2 pode ser vista como um microcosmo da ABL:

"Temos deveres e responsabilidades com os que nos precederam e, não menos, com os que vêm depois de nós. Se a memória é a correia de transmissão do espírito entre o passado e o presente, a imaginação criadora é a ponte capaz de nos conduzir ao futuro – o impulso capaz de tornar nossa herança legado, como “tocha olímpica”, às gerações futuras. Elos passageiros e efêmeros, cada um de nós, na cadeia do ser, somos, não obstante, veículos de anseios, talentos e valores que nos transcendem e projetam à eternidade – o belo, o verdadeiro e o bem. Eis a imortalidade que importa", ressaltou.

O Acadêmico também destaca que a ABL cumpre o papel de valorizar a arte, o conhecimento e a ética que se traduzem no absoluto respeito à cultura e às realizações.

Eleito para integrar a ABL no dia 16 de dezembro de 2021, Eduardo Giannetti é referência em temas como ética e filosofia. É autor de diversos livros e artigos, sendo alguns deles traduzidos para outros idiomas. Venceu duas vezes do Prêmio Jabuti: a primeira vez, em 1994, por “Vícios privados, benefícios públicos?” e a segunda, em 1995, pelo livro “As partes & o todo”. Foi vencedor do prêmio Economista do Ano, pela Ordem dos Economistas de São Paulo, em 2004.

O ACADÊMICO

Eduardo Giannetti nasceu em Belo Horizonte, no dia 23 de fevereiro de 1957. É economista, professor, autor e palestrante formado na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) e em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), ambas da Universidade de São Paulo. Possui doutorado em Economia pela Universidade de Cambridge (1987). Atualmente é professor da Ibmec Educacional. Foi também professor de economia do Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper), da FEA-USP (1988-1999) e da Universidade de Cambridge (1984-1987).

Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Teoria Econômica, atuando principalmente nos seguintes temas: filosofia e teoria econômica, história do pensamento econômico, economia do bem-estar, ética e economia. É assessor do partido político Rede Sustentabilidade, sendo o responsável por elaborar os planos econômicos de Marina Silva para as campanhas presidenciais de 2010, 2014 e 2018.

12/08/2022