Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Documentário sobre identidade cultural e línguas nativas e africanas faladas no Brasil é exibido na ABL

Documentário sobre identidade cultural e línguas nativas e africanas faladas no Brasil é exibido na ABL

 

A Academia Brasileira de Letras exibirá o filme "Línguas da Nossa Língua", que tem roteiro e direção de Estevão Ciavatta. O documentário aborda questões fundamentais sobre a identidade cultural e a construção do nosso idioma, como a variedade de 270 línguas nativas e africanas faladas no Brasil, e conta com a participação de membros da Academia Brasileira de Letras, como Nélida Piñon.

O filme ainda exibe encontro de Caetano Veloso e Yeda Pessoa de Castro, referência em estudos de línguas africanas no Brasil, que são parentes e não se viam há mais de 30 anos. Maria Bethânia também participa com leitura de autores clássicos da literatura brasileira. Essa é a primeira vez que a língua Pajubá, linguagem de resistência adotada pelas travestis, foi registrada de forma documental. A música de abertura original é composta por Arnaldo Antunes.

"É uma oportunidade para pensarmos o Brasil e nossa identidade a partir da enorme diversidade de línguas aqui faladas. Os brasileiros ainda falam português ou já temos uma língua brasileira?”, questiona Ciavatta. O filme possui aproximadamente duas horas e é falado em 12 línguas, sendo elas: português, galego, guarani, baniwa, tukano, patxohã, yorubá, quimbundo, pajubá, língua da Tabatinga, Nhengatu e yanomami.

O filme tem 1h54 de duração e é falado em 12 línguas, sendo elas: português, galego, guarani, baniwa, tukano, patxohã, yorubá, quimbundo, pajubá, língua da Tabatinga, Nhengatu e yanomami. 

Há filmagens na Universidade do Minho, em Portugal, onde “nasceu” a língua portuguesa; registros da língua Baniwa em regiões remotas da Amazônia, e filmagem no Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo, com poetas surdos e ouvintes. “Línguas da nossa língua” é uma coprodução da Warner Bros. Discovery com a Pindorama Filmes. A série conta com consultoria e seleção de textos de Eucanaã Ferraz e criação, produção executiva de Renata Carpenter. Pela Warner, supervisionam a produção Anouk Aaron, Adriana Cechetti e Marina Pedral.

Sinopse:

O que distingue um povo do outro é a língua, porque ela é o traço que define a sua identidade cultural e a sua experiência no mundo. Mas o Brasil vive uma situação linguística sui generis: ao mesmo tempo em que 98% da população fala o português, somos o país com uma das maiores diversidades linguísticas do mundo, com mais de 160 línguas nativas e africanas faladas em nosso território. Então, o que nos distingue como nação?

SERVIÇO: 

Data: 23 de novembro, quinta-feira

Horário: 17h30

Local: Teatro R. Magalhães Jr.

17/11/2023