Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > “Diário Carioca” foi o jornal que revolucionou a imprensa brasileira, afirma o Acadêmico Murilo Melo Filho

“Diário Carioca” foi o jornal que revolucionou a imprensa brasileira, afirma o Acadêmico Murilo Melo Filho

 

O Acadêmico Murilo Melo Filho, também jornalista e escritor, foi um dos que trabalharam no jornal Diário Carioca e um dos 20 jornalistas que prestaram depoimento à autora do livro, a também jornalista e escritora Cecília Costa. A obra conta, em suas 504 páginas, a história de um dos mais importantes periódicos brasileiros do século XX. A Fundação Biblioteca Nacional fez o lançamento - no dia 18 de maio, sexta-feira, das 16 às 19 horas, no auditório Machado de Assis - do nono volume de sua coleção “Cadernos da Biblioteca Nacional”, denominado Diário Carioca, o jornal que mudou a imprensa brasileira.
 
Segundo Murilo Melo Filho, o Diário Carioca foi um jornal diferente de todos os outros, “um jornal de elite e de enorme influência, que em sua redação reuniu alguns dos melhores jornalistas brasileiros de então”.  O Acadêmico informou  que fora testemunha da “revolução do estilo jornalístico criada pelo DC, com as inovações do copy desk, do lead e do sub-lead, que logo na abertura de seus textos respondia a cinco perguntas básicas: “o que”, “quando”, “onde”, “como” e “porque”, enterrando de vez o famoso “nariz de cera”.
 
De acordo com a autora, o Diário Carioca foi criado para fazer oposição ao Presidente Washington Luís e a seu candidato à Presidência, Júlio Prestes – ou seja, para fortalecer os revolucionários de 1930, liderados por Getúlio Vargas. Enquanto existiu, desde sua fundação, em 17 de julho de 1928, por José Eduardo de Macedo Soares, até seu fechamento, em dezembro de 1965, o jornal se notabilizou pelas inovações que introduziu na imprensa brasileira, incluindo o primeiro manual de estilo para uso de jornalistas. A obra traz também um caderno de 30 fotos e depoimentos de 20 jornalistas que atuaram no DC, entre eles Kleber Paulistano, Janio de Freitas, Alaor Barreto, Teodoro de Barros, Ana Arruda Callado, Gilson Campos,  o Acadêmico Sábato Magaldi, Maria Inês Duque Estrada, José Augusto Ribeiro, Murilo Melo Filho, Ferreira Gullar, Zezé Cordeiro, Maurício Azedo e José Ramos Tinhorão.

Veja também

Perfil da ABL no Twitter
Comente o evento no Orkut
Curta no Facebook

18/5/2012

15/05/2012 - Atualizada em 14/05/2012