Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Desafio Ortográfico no ar

Desafio Ortográfico no ar

 

A Academia Brasileira de Letras está lançando um Desafio Ortográfico. Trata-se de um desafio online, lúdico e educativo, destinado àqueles que querem testar seus conhecimentos e aprender mais sobre a grafia das palavras de uso geral da Língua Portuguesa, especialmente aquelas modificadas pelo Acordo Ortográfico, conforme estão registradas no Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (Volp-ABL). Ficará disponível, com acesso livre e gratuito, no site da Academia e será atualizado regularmente.

No Desafio, o participante deve marcar certo ou errado para a grafia de cada palavra que surge na tela. O objetivo é acertar 20 palavras num tempo máximo de 40 segundos (Desafio Mortal) ou 30 segundos (Desafio Imortal). Esgotado o tempo, são apresentadas a pontuação e a forma correta das palavras, para fixação da grafia oficial.

O participante poderá repetir o Desafio, com uma nova lista aleatória de palavras, quantas vezes desejar. Também será possível compartilhar os resultados nas redes sociais e desafiar outras pessoas.

O banco de palavras do Desafio é composto de uma seleção de vocábulos, expressões e formas flexionadas que costumam suscitar dúvida na hora de escrever.

O projeto visa a estimular o cultivo da Língua Portuguesa e estreitar ainda mais o vínculo do público com a Casa de Machado de Assis.

01/12/2023