Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Críticas do Acadêmico, professor e teatrólogo Sábato Magaldi, publicadas no “Jornal da Tarde”, são reunidas em livro

Críticas do Acadêmico, professor e teatrólogo Sábato Magaldi, publicadas no “Jornal da Tarde”, são reunidas em livro

 

Os textos de autoria do Acadêmico, professor e teatrólogo Sábato Magaldi, publicados no Jornal da Tarde, foram reunidos em livro por sua mulher, a escritora e dramaturga Edla Van Steen, com o título “Amor ao Teatro: Sábato Magaldi”.

O jornal O Estado de S. Paulo de sábado, dia 31 de janeiro, publicou, em duas páginas de seu Segundo Caderno (com chamada de capa), reportagem sobre o livro. No texto, Edla Van Steen afirma que “se trata de um rico registro, uma grande contribuição para a historiografia da cultura brasileira, além de valiosa fonte de pesquisa para estudantes e pesquisadores. Mas não apenas isso. Os textos são verdadeiras aulas do fazer jornalístico crítico e um prazer literário”.

O volume é aberto com a crítica de O outro André, que começa: “Nydia Licia procurava uma comédia que ajudasse sua companhia a atravessar os meses de verão, depois do insucesso financeiro de O crime da cabra. Chegou a dizer que faria um espetáculo com olho somente no público, e nem convidaria a crítica. (...) Essa falta de pretensão deve ter-lhe feito bem”, escreveu Sábado Magaldi.

“Da plateia, Sábato acompanhou o surgimento de diversos autores, atores, diretores e sempre foi um grande incentivador desses profissionais”, afirma Edla Van Steen. Ela garante que as pessoas terão, por intermédio de sua leitura, a possibilidade de assistir ao desenrolar da história do teatro brasileiro: os altos e baixos das produções, os novos espaços cênicos, as experimentações, as tendências, as grandes atuações, os fracassos memoráveis.

Saiba mais

O Acadêmico

Sábato Magaldi, quinto ocupante da Cadeira 24 da ABL, nasceu em 9 de maio de 1927, em Belo Horizonte, MG. Formou-se em Direito na Universidade de Minas Gerais. Obteve Certificado de Estética da Sorbonne, e se doutorou pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências da USP.

Foi Professor Titular da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo e professor associado do Instituto de Estúdios Portugueses e Brasileiros da Universidade de Paris III e da Universidade de Provence, além de Professor Emérito da ECA/USP, em 2000, e Doutor Honoris Causa, da Unibrasil, Curitiba, Paraná.

Exerceu os cargos de redator do jornal O Estado de S. Paulo e da revista Teatro Brasileiro e de crítico teatral do Diário Carioca e do Jornal da Tarde, bem como o de Primeiro-Secretário de Cultura de São Paulo.

Publicou os livros “Panorama do Teatro Brasileiro”, “Temas da

História do Teatro”, “Aspectos da Dramaturgia Moderna”, “Iniciação ao Teatro”, “O Cenário no Avesso (Gide e Pirandello)”, “Um Palco Brasileiro – O Arena de São Paulo”, “Nelson Rodrigues: Dramaturgia e Encenações”, “Depois do Espetáculo”, “O Texto no Teatro”, “ Moderna Dramaturgia Brasileira”, “Cem Anos de Teatro em São Paulo”, em parceria com Maria Thereza Vargas, “Teatro da Ruptura: Oswald de Andrade”, “Teatro da Obsessão: Nelson Rodrigues”, “Teatro Sempre”; “Teatro em Foco” e “Arthur Azevedo” (biografia), entre outros títulos coletivos.   

Recebeu os seguintes prêmios: Jabuti de Teatro, da Câmara Brasileira do Livro, em 1963 e 1965; Chevalier des Arts et Lettres, do Governo Francês, em 1967; Personalidade das Artes Plásticas, da Associação Paulista de Críticos de Artes (APCA),   Molière (Especial), da Air France, em 1976; Chevalier de l'Ordre National du Mérite, do Governo Francês, em 1978; Medalha de Honra da Inconfidência, do Governo de Minas Gerais, em 1982; Machado de Assis, da Academia Brasileira de Letras, pelo conjunto da obra, em 1990; Juca Pato, Intelectual do Ano de 1997, concedido pela União Brasileira de Escritores e pelo jornal Folha de S. Paulo.

Serviço

Amor ao teatro: Sábado Magaldi
Organizadora: Edla Van Steen
Editora Sesc
1.224 páginas
R$ 154,00

9/2/2015
 

 

08/02/2015