Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Congresso médico internacional homenageia os 100 anos de Ivo Pitanguy

Congresso médico internacional homenageou os 100 anos de Ivo Pitanguy

 

O Acadêmico Ivo Pitanguy será homenageado na próxima quarta-feira, 5 de julho, em coquetel no Palácio da Cidade, na abertura do Congresso Internacional que lembra os 100 anos de seu nascimento. O médico e Acadêmico Paulo Niemeyer será o representante da Abl. na solenidade. O Congresso é organizado pela sociedade dos ex-alunos do Professor Ivo Pitanguy e acontecerá entre os dias 6 e 8 de julho, no Rio Othon Hotel, com palestras e cursos de especialistas brasileiros e estrangeiros.

Ivo Hélcio Jardim de Campos Pitanguy nasceu em Belo Horizonte, em 5 de julho de 1926 e morreu em 6 de agosto de 2016, no Rio de Janeiro. Foi eleito para a cadeira 22 da ABL, da qual foi o quarto ocupante, em 11 de outubro de 1990, na sucessão de Luís Viana Filho, e recebido em 24 de setembro de 1991 por Carlos Chagas Filho. Iniciou sua formação profissional ingressando na Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais e formando-se pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 1946. Este aprendizado prolongou-se por mais de 10 anos, através de estágios e cursos realizados nos EUA e na Europa, já aliando a prática médica ao exercício do ensino.

Em 1945 criou, na Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro, um Curso de Psicologia Médica, início de uma carreira internacional que o consagraria um dos maiores cirurgiões plásticos do mundo, mestre de várias gerações. No mesmo hospital, criou o Serviço de Queimados do Hospital do Pronto-Socorro, o primeiro serviço de Cirurgia de Mão e de Cirurgia Plástica Reparadora. Doutor honoris causa em diversas universidades brasileiras e estrangeiras, pertenceu a inumeráveis instituições científicas em todo o mundo, sendo condecorado por numerosos países.

04/07/2023