Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Compositor e escritor Nei Lopes ministrará palestra sobre Teodoro Sampaio

Compositor e escritor Nei Lopes ministrará palestra sobre Teodoro Sampaio

 

Academia Brasileira de Letras deu sequência ao 5º Ciclo de Conferências do ano, "Cadeira 41", que tem como objetivo apresentar quatro nomes que poderiam ocupar, em suas épocas, uma das Cadeiras da ABL e que, por razões diferentes e individuais, não se tornaram membros da Academia. "Teodoro Sampaio” foi o tema da conferência comandada pelo compositor e escritor Nei Lopes, no dia 18 de agosto, às 17h30. Na semana anterior, “Nelson Rodrigues” foi o tema da conferência comandada pelo Acadêmico e Primeiro-secretário Joaquim Falcão. O ciclo conta com a coordenação da Acadêmica e escritora Ana Maria Machado e terá, no total, quatro palestras gratuitas, sempre às quintas-feiras do mês de agosto, às 17h30, na Sala José de Alencar. O espaço possui capacidade de 65 pessoas e está sujeito à lotação.

Sobre o conferencista

Compositor de música popular e escritor, Nei Lopes nasceu no subúrbio carioca em 1942. Na área musical é autor de vasta obra gravada, sobretudo no gênero samba, com registros nas vozes de célebres intérpretes e com parceiros igualmente significativos. Em 2016, conquistou o Prêmio Shell de Teatro com a trilha sonora do musical "Bilac vê estrelas", de Heloisa Seixas e Julia Romeu.

Na literatura, é autor de mais de 40 títulos, entre obras de ficção, poesia e de referência, como o Dicionário da História Social do Samba, parceria com Luiz Antonio Simas, eleito Livro do Ano pelo júri do Prêmio Jabuti, em 2015. Por sua trajetória intelectual, foi laureado com a Ordem do Mérito Cultural (MinC, 2005) e a Ordem do Rio Branco (Min. Rel. Exteriores, 2013), além de receber títulos de doutor honoris causa outorgados pelas universidades Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), em 2012, Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em 2017, Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), em 2021.

12/08/2022