Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Campanha "Paixão de Ler"

Campanha "Paixão de Ler"

 

A Academia Brasileira de Letras e a Prefeitura do Rio/Culturas, promoveram no dia 5 de novembro, Dia da Cultura, a cerimônia de abertura da 16ª edição da Campanha “Paixão de Ler”, que este ano tem como patrono Machado de Assis (1839-1908).

A solenidade foi realizada no Salão Nobre do Petit Trianon (Av. Presidente Wilson, 203 ─ Castelo), com a presença do Presidente da ABL, Cícero Sandroni, e do Acadêmico e Coordenador da Coordenadoria de Documentação e Informação Cultural, Antonio Olinto. Também participaram dos trabalhos a Secretária Municipal de Educação, Sonia Mograbi e o Cônsul Geral da França no Rio de Janeiro, M. Hugues Goisbault.

Na ocasião, foi apresentado o espetáculo “Machado de Assis - Uma Homenagem”, que mesclou biografia e obra, por meio de trechos de estudos críticos e apresentação de contos do autor. Músicas de época ambientaram a homenagem, que trouxe os atores Augusto Pessoa e Tatiana Henrique e os músicos Noemi Melo, Túlio Vilaça e Leandro Finotti.

O portal da ABL transmitiu ao vivo a cerimônia de abertura da 16ª edição da Campanha “Paixão de Ler”.

─ A campanha tem como objetivo colocar o livro nas mãos do maior número de pessoas, principalmente os jovens. Sabe-se que ler é realmente uma paixão necessária, e que nenhum país avança e se desenvolve sem que sua população leia os livros que ensinam e levam seus habitantes para frente ─ diz Olinto.

Segundo o Acadêmico, as centenas de atividades seguirão até o dia 12 de novembro, ressaltando a importância da leitura em toda a Cidade, seguindo o lema antigo que nos ensina: "Quem lê, tudo vê".

Saiba Mais

A Campanha “Paixão de Ler”, concebida pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, tem como objetivo a organização e a realização de atividades que estimulem o gosto pela leitura.

Para tanto, durante uma semana, no mês de novembro, começando no Dia Nacional da Cultura no Brasil (5/11), a Cidade do Rio de Janeiro e Municípios vizinhos serão movimentados por eventos que visam aumentar o número de leitores, através de atividades culturais e educativas.

A programação ligada à leitura atinge 956 atividades em 156 entidades.

05/11/2008

04/11/2008 - Atualizada em 04/11/2008