Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > “Cadeira 41” apresenta nomes que poderiam ter entrado na ABL

“Cadeira 41” apresenta nomes que poderiam ter entrado na ABL

 

A Academia Brasileira de Letras dá início, em 1 de agosto, ao ciclo “Cadeira 41”, sob a coordenação da Acadêmica Ana Maria Machado. Este ciclo contempla nomes que poderiam ter ocupado uma cadeira, mas não entraram na Academia. Segundo Ana Maria, a cadeira 41 é a que não está ocupada por ninguém, é a cadeira dos que ficaram de fora, por motivos variados; ou porque não se candidataram, ou não se elegeram, ou naquele momento as circunstancias sócio culturais do país não permitiam que entrassem. Tipo mulher não entrava até uma certa data – Cecilia Meireles ficou fora, Julia Lopes de Almeida – já retratada em ciclos anteriores - também.

“É uma revisão das nossas lacunas, de alguns nomes que mereceriam estar conosco e eu pessoalmente gostaria de entrassem. Então eu assumo a escolha dos que chamo para serem focalizados aqui. Cada ano convido pessoas diferentes para falar sobre o “ocupante que não ocupou a cadeira”. São pessoas com estudo, ou afinidade, que saibam coisas interessantes sobre eles.

Neste mês de agosto, serão cinco conferências. O ciclo abre no dia 1 com Josué de Castro e sua “Geografia da Fome”. “A fome é uma realidade sempre dolorosamente presente, atual até hoje. Ele foi o primeiro a denunciar e estudá-la de maneira muito forte. Foi também o primeiro brasileiro cujo nome foi ventilado para o Nobel”, justifica a Acadêmica. Para falar sobre ele, Ana Maria Machado convidou o escritor Itamar Vieira Junior, que hoje está fazendo muito sucesso como romancista, autor de Torto Arado. “Itamar é geógrafo e sua tese de mestrado foi sobre Josué de Castro."

A entrada é franca e a inscrição pode ser feita pelo link: https://www.even3.com.br/itamar-vieira-junior-fala-sobre-josue-de-castro

No dia 8, Rubem Fonseca, dos maiores romancistas brasileiros de todos os tempos, especificamente no século XX, terá sua obra revisitada por Marçal Aquino. “Rubem teria todas as condições de ocupar uma cadeira ao nosso lado”, diz ela.

Cecilia Meirelles é a terceira do ciclo, dia 15. “Já falamos dela aqui na ABL em outros assuntos e novamente vamos trazê-la, para ser vista em relação ao conjunto da sua obra. O escritor e doutor em letras pela Unicamp Miguel Sanches Neto vai esmiuçar a obra da poetisa.

Outra mulher da cadeira 41 deste ano é Nise da Silveira, “maravilhosa brasileira a quem devemos tanto na história e na cultura brasileira”, segundo Ana. O acadêmico Marco Lucchesi trabalhou com ela, conheceu-a muito bem e vai falar lindamente sobre ela.

A última conferência, sobre o poeta negro Cruz e Souza, fica a cargo de Godofredo de Oliveira Neto. “Vem estudando a obra dele há muito tempo, é um dos Acadêmicos mais recentes e vai nos trazer toda sua análise brilhantemente delicada e aguda sobre a obra tão importante do poeta negro Cruz e Souza”.

25/07/2023