Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > "Brasil, brasis" debateu o impacto das novas mídias na comunicação

"Brasil, brasis" debateu o impacto das novas mídias na comunicação

 

Em sintonia com a velocidade com que as tecnologias de transmissão da informação chegam até a sociedade, a Academia Brasileira de Letras refletiu sobre convergência de mídias e seu impacto na sétima edição do Seminário Brasil, brasis.

Na última quinta-feira, no Teatro R. Magalhães Jr., os acadêmicos Cícero Sandroni, Arnaldo Niskier, a atriz Regina Casé, os jornalistas Marcos Troyjo e Paulo Markun, o engenheiro Silvio Meira e a professora Mônica Dias Pinto estiveram juntos no debate O homem na era das novas mídias. A coordenação-geral é do presidente da ABL, Marcos Vinicios Vilaça.

O evento teve entrada franca e encontra-se disponível em vídeo e fotografia para consulta no Arquivo da ABL.

 

Conheça os debatedores:

Regina Casé

Em 1970, entrou para o curso de teatro de Sergio Brito, onde conheceu o amigo inseparável Hamilton Vaz Pereira. Alguns anos mais tarde, os dois formaram o grupo "Asdrúbal Trouxe o Trombone", um marco brasileiro do teatro.

Entre as suas diversas interpretações para teatro, cinema e TV, foi com a personagem Albertina Pimenta, a "Tina Peper", na novela Cambalacho, que Regina conquistou o Brasil.

Sua estréia no Canal Futura aconteceu em 2001 com o programa "Um pé de quê?", idealizado por ela e dirigido por Estevão Ciavatta. O programa conta história da origem das árvores e suas variadas espécies, características, floração e habitat, além de mostrar que elas têm participação ativa na história e na literatura brasileira.

Na Rede Globo, Regina Casé também participou dos programas "Muvuca" e "Central da Periferia", e do quadro "Minha periferia" para o Fantástico.

Marcos Troyjo

Diplomata, cientista político e economista, é diretor-geral do Jornal do Brasil e vice-presidente do Conselho Editorial da Gazeta Mercantil.

Coordenador do Conselho Consultivo do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), é autor de livros sobre conjuntura internacional e inovação tecnológica. Entre eles, "Nação - Comerciante: Poder e Prosperidade no Século XXI" (Editora Aduaneiras - 2006).

Chefiou o Gabinete do Departamento de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores e representou o Brasil em dezenas de conferências internacionais na área da ciência e tecnologia.

Silvio Meira

Possui graduação em Engenharia Eletrônica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (1977), mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco (1981) e doutorado em Ciência da Computação - University of Kent at Canterbury (1985). Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Pernambuco.

Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de Software.

É cientista-chefe do Centro de Estudos e Sistemas Avançados o Recife - C.E.S.A.R -, onde coordena o Grupo de Inovação e os Esforços de Engenharia de Software Livre, Reuso em Engenharia de Software, Gestão de Conhecimento e Redes Sociais.

Presidente do Conselho de Administração do Portodigital, membro dos Conselhos da Rede de Informações do Terceiro Setor, da Finep, do Comitê Assessor de Tecnologias da Informação do Mct, Parceiro da Rede AVINA, do Conselho Editorial da Revista do Serviço Público e de Inteligência Empresarial, colunista do G1, Globo.Com e Blog.Meira.Com, onde escreve sobre Tecnologias da Informação e Comunicação.

Meira é consultor independente de Políticas e Estratégias de Informação, Informática e Inovação.

Monica Dias Pinto

Pedagoga, com mestrado na área de educação, nos anos 90 trabalhou como consultora em Mídia-Educação e Formação de Professores para instituições como: SESC – NACIONAL, TV Escola, Secretarias Municipais e Estaduais de Educação (Rio de Janeiro, Recife, Espírito Santo), Rede Privada de Ensino e MultiRio.

Coordenou o Projeto Nacional de Formação de Educadores: Um Salto Para o Futuro, com uso de TV e outras mídias interativas (Fundação Roquette Pinto – TVE).

Atuou como gerente de Conteúdo, Pesquisa e Avaliação no Canal Futura desenvolvendo programas de grade e projetos educativos (Kits multimídia e ações de mobilização comunitária).

Desde 2001, é gerente de Desenvolvimento Institucional do Canal Futura, onde desenvolve projetos sociais de comunicação e educação com empresas privadas e de economia mista, fundações e institutos empresarias e governos.

25/10/2007

24/10/2007 - Atualizada em 24/10/2007