Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Bosi toma posse na Academia Brasileira de Letras

Bosi toma posse na Academia Brasileira de Letras

 

Beatriz Coelho Silva 

 O Estado de São Paulo (01.10.2003)

Rio de Janeiro - São Paulo em peso foi ao Rio prestigiar a posse do professor e crítico literário Alfredo Bosi na cadeira número 12 da Academia Brasileira de Letras (ABL), substituindo o cardeal dom Lucas Moreira Neves. Estavam no Petit Trianon o cardeal arcebispo de São Paulo, dom Cláudio Humes, o vice-governador, Cláudio Lembo, o reitor da Universidade de São Paulo (USP), Hélio da Cruz, e outros professores da instituição, onde Bosi se formou e leciona Literatura Brasileira há quatro décadas.

“Desde meus tempos de estudante, minha admiração permanente é o escritor Machado de Assis, sobre quem escrevi o livro O Enigma do Olhar (um dos 13 que publicou). Estar na Casa que ele fundou me toca fundo a emoção”, disse o novo imortal, pouco antes da cerimônia da posse. “Isso diz o meu coração, mas o meu discurso será objetivo e clássico, e falarei dos meus antecessores, em especial de dom Lucas Moreira Neves”, acrescentou Bosi.

A família de Moreira Neves, assim como a mulher do novo acadêmico, Eclea Bosi, também professora da USP, seu filho, José Alfredo, a filha Viviane e os dois netos, Tiago e Daniel, também vieram de São Paulo comemorar a posse. Humes ressaltou a aproximação entre a academia e seu Estado, representada pela eleição de Bosi. “É o reconhecimento da qualidade do mundo acadêmico paulista e também uma alegria saber que ele é um homem de profunda fé católica.”

 

05/06/2006 - Atualizada em 04/06/2006