Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Bicentário da Chegada da Família Real abre Programação 2008 da ABL

Bicentário da Chegada da Família Real abre Programação 2008 da ABL

 

Os 200 Anos da Chegada da Família Real ao Brasil é a efeméride que inaugura o primeiro evento da Programação Cultural da Academia Brasileira de Letras. Sob a coordenação dos acadêmicos Alberto da Costa e Silva e José Murilo de Carvalho, o Teatro R. Magalhães Jr. abrigou no dia 11, a análise do historiador britânico Leslie Bethell.

PhD em História pela University of London, Bethell apresentou ao público sua visão sobre "1808: o início do 'império informal britânico' no Brasil" no 1º Ciclo de Conferências da ABL. Nas próximas terças-feiras, será a vez das professoras Lilia Moritz Schwarcz, Lorelai Kury e Lúcia Bastos.

De acordo com o presidente da ABL, Cícero Sandroni, a intenção é levar ao público palestras que irão aprofundar a discussão científica de um episódio histórico que marcou definitivamente o Brasil.

O evento teve transmissão ao vivo pelo portal e entrada franca. A instituição fornecerá certificados de freqüência aos interessados. "1808: o início do império informal britânico no Brasil" encontra-se disponível em vídeo e fotografia para consulta no Arquivo da ABL.

 

Saiba mais:

Leslie Bethell

O Professor Leslie Bethell obteve o grau de Bacharel em História e o grau de PhD em História pela University of London, na Inglaterra.

Foi por dez anos diretor do Centre for Brazilian Studies da University of Oxford e Professorial Fellow do St Antony’s College, em Oxford. 

Antes disso foi Lecturer in European and Latin American History na University of Bristol, Lecturer/Reader in Hispanic American and Brazilian History no University College London, Professor of Latin American History e diretor do Institute of Latin American Studies da University of London e Baring Foundation Senior Research Fellow in Brazilian Studies no St Antony’s College, em Oxford. 

Ele tem sido Visiting Professor/Visiting Scholar em várias universidades e instituições de pesquisa brasileiras e americanas, incluindo o Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro, a University of California, em San Diego, a University of Chicago (1992-1993) e o Woodrow Wilson International Center for Scholars, em Washington.

Professor Bethell é Emeritus Professor of Latin American History na University of London, Emeritus Fellow do St Antony’s College, em Oxford e Honorary Research Fellow no Departamento de História do University College London e do Institute for the Study of the Americas da University of London.

A partir de março de 2008, o Professor Leslie Bethell será Senior Research Fellow no Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (CPDOC) da Fundação Getúlio Vargas na cidade do Rio de Janeiro.

As pesquisas e publicações do Professor Bethell têm versado sobre a história política, social e cultural dos séculos dezenove e vinte, especialmente a brasileira.

Além de inúmeros artigos e ensaios, ele é autor das monografias: The abolition of the Brazilian slave trade, primeira tradução para o português em 1976; segunda tradução em 2002; The Paraguayan War; Brazil by British and Irish authors; e foi ainda editor de Brasil: fardo do passado, promessa do futuro.

Co-editor de Latin America between the Second World War and the Cold War (traduzido para o português em 1996) e com José Murilo de Carvalho, Joaquim Nabuco e os abolicionistas ingleses (a ser publicado em 2008).

Professor Bethell é também o editor de Cambridge History of Latin America (Cambridge University Press), uma obra em doze volumes.

Os volumes I e V foram publicados entre 1984 e 1986, os volumes VI (Partes 1 e 2), VII, VIII, X e IX entre 1990 e 1996; o volume IX sobre o Brasil desde 1930, no qual ele é autor ou co-autor de quatro capítulos sobre a política brasileira de 1930 a 2002, será publicado em 2008.

Esta obra, The Cambridge History of Latin America, está também sendo publicada em espanhol, chinês e português.

O Professor Bethell foi condecorado com a Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul pelo governo brasileiro no grau de Comendador em 1994 e no grau de Grande Oficial em 1998.

Em 2004, foi eleito membro da Academia Brasileira de Ciências.

 

Assuntos relacionados:

Programação Cultural
1808: o início do 'império informal britânico' no Brasil

11/3/2008

11/03/2008 - Atualizada em 10/03/2008